segunda-feira, 2 de maio de 2011

No Nascer do Sol

8ª Semana – Planejamento Jovem
E a semana promete... os jovens foram chegando no local de encontro  bem cedinho, os grupos já estavam formados, só faltava acertar os últimos detalhes para as explorações.
Essa atividade deu início ao planejamento participativo dos jovens, já que as explorações foram escolhidas e organizadas por eles mesmos.
De Exploração LIVRE Pq. Guarapiranga

De Exploração LIVRE Pq. Guarapiranga

De Exploração LIVRE Pq. Guarapiranga

Na manhã seguinte...

A atividade neste dia foi acompanhada pelo coordenador do Programa na Comunidade Cidadã Magno.
De Socialização da Exploração LIVRE




Socialização da exploração LIVRE

Neste encontro avaliamos as saídas dos jovens para alguns espaços da cidade em subgrupos. Os grupos foram para o Museu do transporte, parque do Ibirapuera, Museu da Casa Brasileira e Parque do Guarapiranga. Os jovens apresentaram a exploração apontando algumas dificuldades nas circulações, sobretudo no que trata ao transporte e ao acesso.
A socialização da experiência se deu através da exposição de materiais dos espaços visitados e explicação para o grupo de como funciona e o que têm de mais interessante no local, além da mostra de fotos tiradas no dia.
De Socialização da Exploração LIVRE
 
Discussão e adensamento de repertório para o Planejamento Jovem
Levamos alguns materiais para que os jovens pudessem ampliar as possibilidades de escolhas no planejamento jovem que seria realizado ainda nesta semana. Dentre os materiais estavam: Revista ZONG e TIC, revista Viração, Em cartaz, guia catraca Livre, Menisquencia,  DVDs (Festival do Minuto, Cinealidade , Grafitt no Grajaú e a influencia da música no comportamento do jovem, Oficinas Kinoforum c/ 8 filmes) Jornais e revistas diversas.
De Socialização da Exploração LIVRE

Todos os materiais ficaram expostos e cada jovem ou grupo poderia pegar quais e quantos  materiais quisessem e por 20 minutos ler ou assistir para no final trazer algum tema ou ação que achou interessante.
De Socialização da Exploração LIVRE

Ao final todos socializaram o que viram de mais interessante e o que poderia ser levado para o Planejamento Jovem. Além do que foi lido, visto e assistido os jovens disseram que queriam indicar alguns lugares que exploraram para fazer parte do Planejamento Jovem.
Ao final conversamos sobre a importância da participação dos jovens nas decisões do Programa e organizamos uma forma de receber o educador de Heliópolis que realizaria o encontro no dias seguinte.
De Socialização da Exploração LIVRE


Bem vinda Flávia...

Nossa manhã de quinta-feira foi marcada com a participação da Educadora Flávia de Heliópolis, que veio com a missão de mediar a oficina do planejamento participativo.
De Planejamento Jovem

O aquecimento foi feito pelos jovens, eles apresentaram as produções que foram feitas e contaram um pouco sobre como está sendo o PJU por aqui.
A Flávia fez a dinâmica dos pés com os jovens com a intenção de que refletissem, de forma mais lúdica, sobre quais eram seus objetivos para o PJU e para a vida de cada um.
De Planejamento Jovem
Após esse momento foi dado o início à oficina, em filipetas coloridas eles escreveram suas idéias sobre experimentações, explorações, expressões, projetos e produções e temas.
A galera foi bem criativa na hora das idéias de explorações e para isso o Guia Catraca Livre ajudou bastante, dentre algumas das opções, destacamos Pavilhão da Cultura Brasileira, Itaú Cultural, Casa do Grito, Palácio dos Bandeirantes, Museu Afro dentre outros.
De Planejamento Jovem
 Claro que não faltou, a opção de Parques Aquáticos, Playcenter, o que pelo visto foram idéias em comum em quase todas as turmas, porém ao fazermos a junção do que o programa oferece com as idéias propostas pelos jovens, o que não entrou no planejamento, não foi descartado, ficou na geladeira para que em outra ocasião pudéssemos trazer essas sugestões e estudar a possibilidade de realizá-la. 
De Planejamento Jovem

Por exemplo uma saída ao Playcenter num sábado de sol... não depende do programa para acontecer, eles entenderam bem.
O encerramento do planejamento foi feito com a eleição do jovem que participará do Comitê Jovem.
De Planejamento Jovem

Através de votação a jovem Thalita foi escolhida para representar a Turma da manhã, mas como tínhamos outros 2 jovens que também haviam se candidatado, o Marcos e a Thais, ficou decidido que ambos representariam o grupo internamente, auxiliando nas demandas diárias que temos.
De Planejamento Jovem

Um comentário:

Anônimo disse...

cada vez mais estou adorando ser uma jovem urbana, adorei ter ido no clube do itau,e estou adorando fazer o jornal mural na escola maria juvenal.




uuh,PJU,uuh,PJU