Fala Jovem 2012


JOvens UrbanOs 7ª Edição
Os novos Jovens Urbanos da cidade Ademar são convidados a construir e participar do Blog. A galera alimenta o diário de bordo e neste espaço virtual expressam suas impressões dos encontros, opiniões e expectativas. Confira aí o que a galera da 7ª Edição espera do Programa:



Avaliação da Conferência Livre e Municipal de Juventude 

Você compreendeu o que é uma conferência Livre de Juventude?
“Para a juventude mostrar os seus projetos para os políticos” (Vinicius)
“Para discutimos propostas que possa ajudar a nossa educação”. (Fábio)
“Discutirmos sobre as necessidades para nossa comunidade”. (Ivan)
“Para expor as nossas opiniões, reivindicações e o que queremos para nossa comunidade, propor      melhorias à todos” (Tainar)

O que você achou da sua participação na Conferência livre de juventude?
“Foi importante, porque eu opinei”... (David)
“Tivemos a oportunidade de propor nossas idéias “... (Emiliana)
 “Deu para entender mais sobre política”. (Vinicius)
“Eu gostei de entender as propostas dadas” (Fábio)


Avaliando a exploração a TV Cultura

Quais os pontos mais interessantes que você considera ter visto na TV e rádio cultura?
“A estrutura da rádio”... (Alex)
“O modo na qual eles produzem os cenários e os figurinos para o programa e na radio o estilo de musica”. (Paulo Araujo)
“Salas de produção artística” (Denise)
“Os estúdios e onde se faz os cortes de gravações” (Tainar)

A TV Cultura dialoga ou pode contribuir com alguma idéia de projeto? Por quê?
“Trata-se de edição de imagem e varias coisas relacionadas a fotografia”... (Emiliana)
“Com o projeto de rádio”. (Ivan)
“Com rádio e fotografia” (Juliana)
“A parte de jornalismo, porque a revista precisa de colunista” (Paulo Souza) 


Atualização do Jornal Mural 

Nesta Quinta, 29 de Setembro, nos reunimos no colégio “Maria Juvenal” para a atualização do Jornal Mural Urbano, onde colocamos assuntos variados do interesse dos jovens.
O dia começou com “pequeno” atraso dos materiais, mas nada que fizesse os jovens ali presentes se desanimarem, porque a Zana e a Gisele nos apresentou um jogo muito engraçado “Não lembro o nome”  e alguns começaram a jogar.
Logo depois o Magno chega com os materiais e todos colocaram a Mão na massa, alguns tendo ideias para o visual do Mural , outros “Eu e a Zana” registrando o momento. Aos poucos a nova cara do Jornal dava suas caras.


Algum tempo depois, de tira daqui coloca ali e o esforço de todos, o jornal foi se completando pro alivio de todos.

Teve alguns momentos que eu pensei que a gente não sairia dali tão cedo, porque o Mural é muito grande, mas em questão de uns 40 minutos mais da metade já estava pronta.
Em minha opinião, apesar de alguns serem desprovidos de responsabilidade e comprometimento, até que fomos rápidos com nosso objetivo, não citarei nomes porque acho uma falta de ética.
Queria deixar aqui meus parabéns a todos pelo belo trabalho nessa Quinta e que continuem assim ^^.
~

Texto Por: Paulo Henrique S. - 18 Anos, PJU - Tarde!!!






São Paulo, 26 de Agosto de 2001


Inauguração do novo Blog


Nesta terça-feira, dia 23 de Agosto, foi realizado a inauguração do novo Blog dos Jovens Urbanos, feita pela equipe de comunicação da Comunidade Cidadã.

No meu ponto de vista, achei uma experiencia única, do qual tenho certeza que cada um ali deu o seu melhor para sair uma grande apresentação. Com a presença da representante do Cenpec - Maria Brant, e os jovens urbanos do período da manhã, juntamente com a educadora Danila e o coordenador Magno, os representantes Paulo e Janaína, e o jovem David, apresentaram ao publico o novo blog, explicando cada página e suas funções. Enquanto as jovens Thuany e Jennefer anotavam opiniões do pessoal, sobre o blog.

Após a apresentação, o publico aplaudiu o belo trabalho trabalho feito pela equipe, e assim foi realizado um coquetel de comemoração. O Novo blog também foi apresentado para o período da tarde.

Nome: Janaína - 17 anos (Representante de comunicação - manhã)


São Paulo, 21 de Agosto de 2011


Formatação do blog

Semana corrida, projetos á finalizar, foi assim durante uma semana e meia para a equipe de comunicação, que começou com dois representantes de comunicação, Janaína e Paulo, dos períodos manhã e tarde.
Durante este período, os representantes, com a ajuda do estagiário Felipe, organizaram e renovaram o blog do Jovens Urbanos, mudando várias páginas, como Quem faz o BlogProjetos Jovens, entre outros.
O objetivo dessa equipe era deixar o blog com cara de jovem, com o intuito de transmistir a seguinte mensagem: "Este blog é feito por jovens!", o que não foi uma tarefa dificil, trabalhosa, mais não dificil.
 Na reta final deste projeto, chegaram mais três jovens voluntários na equipe, Thuany e Jennefer, do período da manhã, e David do período da tarde, que mesmo chegando no final ajudou bastante.
O blog oficial será inaugurado no dia 23 de Agosto, juntamente com a visita da representante do Cenpec - Maria Brant, onde os representantes inauguraram o blog, seguido com um coquetel de comemoração.


Nome: Janaína, 17 anos - representante de comunicação do período Manhã


São Paulo, 11 de Agosto de 2011
Hoje não fui para a experimentação, pois estou no hospital, e como Jovem Urbana, decidi trocar experiência mesmo sem estar com o restante do grupo. Aqui no hospital é um tédio, não tem nada pra fazer. Eu fui operada ontem a noite, então estou sentindo bastante dor, mas logo mais melhoro, acho que amanhã eu recebo alta, mas só vou voltar lá pro dia 06 de Setembro, porque ainda vou ficar de recuperação.
Não tenho muito que dizer, então por hoje é só. Ah, se der eu apareço aí no PJU antes do dia 06, porque já estou com saudade desse povo bagunceiro, que não pára de falar um minuto, mas que são especiais pra mim.
Beijos
Thamy Cabral

Frase do dia: “Tem gente que reclama da vida o tempo todo, mas a lei da vida é quem dita o fim do Jogo”.


Nesta terça-feira eu cheguei atrasada para o encontro, mas quando eu cheguei o pessoal estava socializando as experimentações. É legal saber o que os outros estão fazendo nas suas experimentações, é bom saber pois dá pra ver se estão curtindo tanto como eu estou curtindo a minha. Depois a Zana perguntou quem gostaria de participar da equipe dos jovens comunicadores, que agora é composta por mim, a Milly e a Tainar. Eu não prestei muita atenção no encontro, porque estava com um pouco de dor, mas mesmo sem prestar atenção sei que o dia foi ótimo.
Frase do dia: “A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir”.


Por Thamy Cabral


Fotografia
Hoje tivemos exploração fotográfica, fomos visitar uma aldeia Tenondé Porâ lá em Parelheiros. Apesar da demora para nos encontrarmos,chegamos a tempo de conhecer um pouco do cotidiano dos indignas, logo quando chegamos demos de cara com várias crianças, elas eram bem carinhosas, pareciam até mesmo "carentes".
Fizemos uma trilha, que por sinal eu me cansei bastante, mas foi bem legal, o rapaz explicou tudo sobre o pessoal. 
Tiramos bastante fotos, depois fomos conhecer os artesanatos e até compramos algumas coisas.


Combinado para o próximo encontro: Levar os temas que queremos fotografar.

Jovem Observador: Emiliana Policarpo, PJU tarde
Data: 12/08



Oficina de Rádio
 Antes mesmo de iniciarmos o "projeto" tivemos algumas orientações básicas , porém importantes de como instalar um "computador". Prosseguindo o educador revisou a aula do dia 04/08, onde discutimos quais as profissões de quem trabalha na área de rádio.
Começamos a editar as "entrevistas", ou seja, excluir parte que não trazem utilidades.
Definimos musicas para "a rádio" entre outros...
O Fernando nos orientou sobre alguns segredos que se encontram no "microfone". Logo em seguida entregou para o Anderson desenvolver o papel de locutor.
Alguns minutos depois entrou em cena alguns voluntários para divulgar os nomes das musicas. Outros discutiram o processo de criação de uma rádio. lanchamos e concluímos as atividades 


Combinado para o próximo encontro: O assessor não costuma deixar claro o que iremos fazer na próxima semana, mas sempre revisa a matéria e resume o que iremos desenvolver ao longo do dia.
Jovem Observador: Fabiana Luz, PJU tarde
Data: 11/08


Fazendo Documentário
Nesta quinta-feira começamos o encontro falando dos documentários, se nós havíamos terminado as gravações, etc.
A Priscila entregou um notebook para cada grupo e começamos a converter os videos. O Valter chegou um pouco atrasado, começou a assistir uns vídeos e dar uns toques para os grupos.
A Priscila pediu para que eu filmasse um pouco a sala para ela fazer um make-of. Mais tarde tivemos que ir para o cinema, porque outras pessoas iam usar a sala azul. No cinema os grupos continuaram a converter seus materiais.
Enquanto isso, peguei o pen-drive para assistirmos "sobrenatural" e toda a sala veio assistir conosco. O encontro chegou ao fim, mas nem todos os grupos concluíram suas metas.

Combinado para o próximo encontro: Ficou apenas para editar os vídeos e depois montar os documentários
Jovem Observador: Paulo Henrique Araujo, PJU tarde
Data: 11/08
Culinária Saudável
Foi muito legal a experimentação. Nós fizemos um tipo de pastel saudável, quando preparamos colocamos no forno, quando o pastel saiu do forno esperamos esfriar  um pouco e fomos ver um vídeo de um cara dançando sozinho, "mó" ridículo, mas quando chegava outra pessoa todo mundo dançava também. Quando o vídeo acabou, comemos o pastel e fomos embora.


Jovem Observador: Ivan de Jesus , PJU Tarde
Data: 04/08


Fazendo documentário
Bom, na quinta-feira foi bem legal, entrevistamos a Thamara e o Magno. Entrevistamos a Thamara na pracinha e o Magno na escola. Tivemos um pouco de noção de foco, qual o lugar enquadrava mais para a gravação. Foi bem legal!



Jovem Observadora: Amanda Santos, PJU Tarde
Data: 04/08



Fotografia
Quinta feira, 04/08, tivemos a experimentação de fotografia, o assessor convidou dois fotógrafos, o Guma e a Monica. Nós analisamos várias fotos do encontro anterior. O Guma também mostrou várias fotos dele para nos mostrar qual o melhor jeito de focar as fotos. Foi bem dinâmico.

Combinado para o próximo encontro: Escolher um tema que queremos fotografar e talvez iremos a aldeia fotografar 

Jovem Observadora: Tainar matos, PJU Tarde
Data: 04/08


Fazendo documentário

Neste encontro nos editamos vídeos da Priscila e do Valter. Cada grupo editou o seu. Foi explicado como se edita, e etc. O resultado das edições ficou legal.

Combinado para o próximo encontro: Inicio das gravações
Jovem Observador: David Nascimento, PJU Tarde
Data: 28/07


Fotografia
Nesta quinta –feira, fomos para o Parque Linear Shangrilá. Estava rolando m projeto do grupo Imargem, o pessoal estava fazendo umas flores com garrafa pet, distribuindo panfletos e grafitando com stêncil.
Na entrada do Parque todo mundo estava se apresentando, e infelizmente tinha um pessoal que não estava respeitando, e estava conversando durante as apresentações. O parque no geral é bem legal, tem uma horta, espaços para as crianças e uma trilha. O grupo fez uma caminhada pela trilha, e lá foi onde foi feito mais fotos.

Combinado para o próximo encontro: Entregar as melhores fotos editadas.
Jovem Observadora: Thamires Cabral, PJU Tarde
Data: 28/07





Fazendo documentário
Todos os grupos formados para fazer os documentários, estão todos se esforçando muito. Os educadores explicam muito bem o conteúdo e as técnicas de filmagem. Nossa tarefa do dia foi fazer uma chamada e uma noticia. Todos tiveram boas idéias e com o passar o tempo, estão se saindo melhor na frente das câmeras e atrás também

Combinado para o próximo encontro: Não vamos precisar editar o vídeo
Jovem Observadora: Talita Dualibi, PJU Tarde
Data: 21/07/11

Culinária Saudável 
Nesta quinta feira, nós assistimos a um filme sobre multi mistura e alimentação saudável. Depois nós fomos para a cozinha. Enquanto o bolo ficava pronto, nós assistimos uma animação de um homem que passou a vida inteira plantando árvores. Depois o bolo ficou pronto e comemos.

Combinado para o próximo encontro: Ela falou que tem que ser surpresa.
Jovem Observador: Anderson Muriel, PJU tarde
Data: 21/07

Fotografia
Na ultima quinta-feira dia 21 de julho, nós vimos as fotos  que tiramos na semana anterior e discutimos sobre elas, sobre os efeitos das fotos, como melhorar e no que devemos prestar atenção. Depois fomos para a pratica, saímos pelo bairro novamente. O objetivo era avaliar se havíamos entendido as técnicas da fotografia e ver a diferença dos fotos que tiramos na semana anterior com as atuais, depois voltamos para o teatro e comentamos sobre as fotos tiradas e também falamos sobre a saída da semana seguinte.

Jovem observadora: Geisa Santana, PJU tarde
Data: 21/07/11

Fazendo documentário
o encontro de hoje a turma foi dividida em três grupos (produtoras) para realizarmos um documentário entrevistando um jovem de outro grupo sobre tema livre. E também discutimos aspectos interessantes na produção de documentários.
Combinado para o próximo encontro: Criar uma pauta para entrevista

Jovem observadora: Denise Massako, PJU tarde
Data: 14/07/11


Fotografia
Hoje os assessores falaram um pouco sobre a historia da fotografia, falou bem pouco, mas o suficiente para todos entenderem, também disse o significado da palavra fotografia, que é a escrita da luz, Mostramos nossas fotos e eles fizeram alguns comentários, se as fotos estavam boas ou ruins, isso é bom, pois nos ajuda a mudar a nossa visão!
Depois saímos em uma exploração pela comunidade, foi um pouco rápido, mas bem proveitosa, eu gostei bastante, tirei bastante fotos. Amei a sensação de fotografar, é muito bom!

Combinado para o próximo encontro: Todos levarem suas câmeras fotograficas

Jovem Observadora: Emiliana Policarpo, PJU tarde
Data: 14/07/11


Rádio
Tivemos o nosso primeiro dia de experimentação de rádio na escola maria Juvenal. Aprendemos um puco como se faz uma rádio, como funciona as rádios de São Paulo e as do interior, falamos até de  rádio de Heliópolis, quando foi fundada e em 1997 conseguiram licença só depois de muito tempo. O assunto foi muito bom, o educador Fernando explicou tudo sobre como montar uma rádio.


Jovem observador: Fábio Murilo, PJU tarde
Data: 07/07/11




Fotografia
Hoje foi o primeiro dia de experimentação de fotografia, foi bem legal, o assessor André contou pra nós, como ele teve a iniciativa de ser fotografo.Todos se apresentaram e falaram porque escolheram a experimentação. Escrevemos as nossas expectativas, olhamos as máquinas profissionais, e vimos um vídeo sobre a represa Billings.

Jovem observadora: Tainar matos, PJU tarde
Data: 07/07/11


Documentário
Hoje dia 07/07 foi o dia da minha experimentação "Fazendo documentário". Conheci a educadora Priscila que nos explicou um pouco sobre os tipos de câmeras e a diferença de fazer um documentário com equipe de direção e outro meio improvisado. Nós também tivemos que dividir as tarefas do nosso documentário, escolher o nome sobre o que vamos fazer e etc. Apesar de não querer fazer essa experimentação percebi que posso desenvolver meus conhecimentos na experimentação.

Jovem observador: Douglas de Castro,PJU tarde.
Data: 07/07/11

É fazendo que se aprende!

Olá pessoal, neste periodo de férias escolares, os jovens do PJU estarão fora de área, opa, como assim???
Há duas semanas atrás iniamos a terceira etada do curso, denominada como Âncora, a etapa das experimentações. Após a realização do evento "Nossa Trama", que finalizou a etapa Trama, cada jovem tomou seu rumo, separados entre oficinas escolhidas por eles mesmo.
 Os jovens agora vivenciam atividades das seguintes oficinas:

- Fazendo documentário com várias mídias;
- Fotográfia;
- Corpos que brincam;
- Culinária saudável;
- Cidadança;
- Rádio;
- Comunicação para mobilização.

Serão realizados 3 meses de experimentação com propostas de projetos finais sobre estas oficinas, para o próximo encontro público e em uma mostra que faremos na escola Maria juvenal, assim mostraremos o que aprendemos durante este periodo de experimentações, porque "é fazendo que se aprende!"

Janna, 17 anos - PJU manhã



Fazendo Documentário com Várias Mídias - No pôr do Sol
Quinta- feira (30/06) foi o primeiro dia da oficina “Fazendo Documentário com várias mídias”, foi um dia interessante porque a Priscila e o Valter falaram um pouco sobre como produzir um vídeo com os variados tipos de mídias, como o celular, câmera fotográfica ou câmeras profissionais mesmo.
Falamos um pouco sobre o nosso objetivo com a oficina, que alguns disseram que poderiam até levar esse conhecimento para sua vida profissional, outros disseram que só gostaria de saber um pouco mais e etc. Falamos também sobre os tipos de documentários, e os que gostaríamos de desenvolver; sobre as pessoas por trás das câmeras, como diretor, produtor, editor e redator.
Depois nos reunimos em grupos para começar a produzir o nosso documentário na semana que vem (07/07)

Frase: “São as nossas escolhas que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades”

Texo Por: Paulo Henrique Souza - 18 Anos, PJU - Tarde




Do Nascer do Sol, ao Por do Sol:


Olá, galera do PJU, aqui é a Janaina (mais conhecida como Janna) e o Paulo (mais conhecido como Paulo mesmo) nós invadimos o blog para contar a vocês sobre um evento que ocorreu neste domingo, dia 19/06, que foi o Festival da Juventude – Qual é o seu jeito de mudar o Mundo? – pensamos que como era um evento sobre os jovens transformando sonhos de um mundo melhor em realidade, então nada melhor do que jovens registrando como foi este evento. (Nada contra nossas educadoras, Danila e Zanna, amamos vocês). Então vamos lá...
Chegamos à Casa das Caldeiras pouco depois das 14h, depois de uma pequena “bagunça” no busão. Lá fomos bem recebidos por jovens voluntários, que nos entregou folhetos sobre o evento, e o guia de atividades, que foi bem interessante, porque a cada espaço que nós participamos, e recebemos uma bolinha neste guia como comprovante para após a oitava atividade concluída, ganhamos uma caneca.

 O mais bacana e que através dessa pequena brincadeira, foi um método fácil que eles usaram para fazer os jovens interagirem com os espaços oferecidos.
 Os espaços oferecidos eram:

Ø      Novos Negócios;
Ø Sustentabilidade;
Ø      Canto da Beleza;
Ø      Educação;
Ø      Transformação (e a bela explicação que demos sobre o PJU para ganhar uma bolinha, o mulher difícil de convencer, deveríamos ter comprado as bússolas de um real);
Ø      Criança;
Ø      Palco;
Ø      Praça de Alimentação;
Ø      Graffiti;
Ø      Túnel (bem sinistro);

O evento todo foi em torno de apresentações de teatro, danças, e bandas no palco, e os espaços. Os jovens se misturaram com o publico e foram participar dos espaços que mais lhe interessavam.

O festival da juventude foi muito bom, pois nele vimos muitas coisas legais, coisas como dança contemporânea, teatro, jogos sobre sustentabilidade, saúde sexual, cantinho da beleza entre outras muitas coisas, infelizmente não conseguimos ver o Emicida, pois já estávamos muito cansados, mas fora isso foi muito legal” – Thalita Guimarães.

É infelizmente não ficamos para o show do Emicida, pois estávamos cansados mesmo, mas pelo tempo que ficamos por lá, nos divertimos muito e o evento realmente ficou demais.
Bom nossa invasão termina aqui, esperamos que tenha gostado e até a próxima.
Paulo & Janna!!! 


Frase do Dia:  "As conseqüências de nossos atos são sempre tão complexas, tão diversas, que predizer o futuro é uma tarefa realmente difícil."

Sarau da Cooperifa
Na noite de Quarta-feira,  fomos para o Sarau da Cooperifa no bar do Zé batidão no Jardim Angela. Eu gostei muito, pois aborda o tema arte da periferia, lá eles recitam poesias deles mesmo e outros autores, e na maioria das vezes alguns recitavam umas no estilo Hip-Hop, no estilo periferia. Um bar na periferia onde as pessoas recitam poesias muito legais, foi um dos passeios que mais gostei, só pelo fato de ser voltado para periferia me chamou bastante atenção e também porque eu nunca tinha visto algo assim. Pra mim bar só tem cachorra, mas depois que fui no Sarau mudei a minha opinião e espero voltar lá algum dia e levar quem não pode ir e tenho certeza que vão gostar tanto quanto eu.


Amanda Santos, PJU tarde




Hoje o meu grupo conheceu a Cooperifa que fica localizado na Piraporinha. A Cooperifa é em um barzinho, onde os membros recitam poemas feitas por eles mesmo e por outros autores. Foi muito legal, o grupo gostou bastante das poesias e da organização. Até uma das nossas colegas recitou um texto enviado por uma menina do PJU de Heliópolis.
Infelizmente tivemos que sair mais cedo por causa do horário noturno, ma quando tiver tempo, voltaremos lá.


Douglas de Castro, PJU tarde






Registro - O Mundo Mágico de Escher
 

Hoje, nós fomos para o CCBB “Centro Cultural Banco do Brasil” na Sé, um dia muito divertido e interessante, porque creio eu que todos ficaram curiosos com as artes que ali havia, pois mexiam com nossa imaginação, artes que quando você olha você pensa algo, mas quando presta mais atenção percebe-se que é algo totalmente diferente.
Fico imaginando como “Escher” conseguiu inventar todas aquelas pinturas magnificas, pois mexe com nosso sentido, o modo como ele capturou cada detalhe impressiona. A Casa dele, simples e organizada, a ilusão que ele causou em todos com a exposição do gato, que parecia que estava sentado, e do outro lado, você olhava-o ai ele já estava flutuando, simplesmente impressionante.
Todos se divertiram do começo ao fim, no ônibus e no trem, cantaram, riram e dormiram rs, por isso creio que este foi, sem dúvida uma das melhores saídas que já tivemos até agora.
(Uma das Obras dele) Ecsher em sua Casa, Observando-se.
FRASE DO DIA: "Não vale a pena viver sonhando, e se esquecer de viver."
Texto Por: Paulo Henrique S. - 18 Anos, PJU - Tarde!!!




Registro do ensaio e apresentação para o encontro público


Nós, do PJU - Comunidade Cidadã, dos períodos manhã e tarde, nos reunimos e nos divertimos em grupos, para distribuir as tarefas e o "papel" de cada um na apresentação.
Hoje, dia 31/05, foi o dia em que apresentamos a peça. Nossa apresentação foi uma peça de teatro, envolvendo professora e alunos, um programa de televisão com apresentações musicais de duplas e um video sobre a pesquisa feita na escola "Maria Juvenal Homem de Melo". Na ida, as duas turmas e os educadores foram juntos, e a turma estava bem animada e cheia de expectativas.
Esse encontro foi uma boa oportunidade para conhecermos o trabalho das outras ONG's, apresentarmos o nosso, e além de conhecermos os nossos colegas, lembrarmos que todos vestimos a mesma camisa, a do PJU.

Texto: Denise Massako Oka, 16 anos
Postagem: Elisãngela Duarte

Registro das explorações sobre Política

Foi bem bacana a oportunidade de irmos á Sub-Prefeitura e na Assembléia Legislativa para conhecermos melhor o que era exercido nesses locais, e também aprendemos mais sobre: o que é política, que não é apenas uma, mas sim, várias. E o que foi legal, foi os jovens cooperaram uns com os outros e assim trabalharam melhor, assim dando oportunidade para aqueles que realmente queriam saber mais. Com uns errinhos ali, outros aqui , no final tudo deu certo. E tenho a certeza que esta experiência iremos carregar pelo resto de nossas vidas.


Texto: Janaína Iracema, 17 anos (PJU- Manhã)