segunda-feira, 2 de maio de 2011

No Nascer do Sol

9ª Semana – Nóis que táh no Programa Manos e Minas.

De Exploração Programa Manos e Minas TV Cultura
Essa foi uma semana diferente... nossos encontros começaram na 2ª feira, excepcionalmente, pois a galera juntamente com a turma da tarde, foi para os estúdios da TV Cultura participar da gravação do Programa Manos e Minas.

De Exploração Programa Manos e Minas TV Cultura
Eles curtiram muito, as duas turmas foram juntas no mesmo ônibus, como diz a rapaziada “tudo junto e misturado”, ao som de muita música ao vivo, a galera cantou de tudo um pouco e chegando nos estúdios, foi só animação.

De Exploração Programa Manos e Minas TV Cultura
Foi uma, duas, três… várias tentativas até o diretor aprovar a gravação, mas os manos e as minas continuaram agitando a platéia.

De Exploração Programa Manos e Minas TV Cultura
 Eles tiveram a oportunidade de conhecerem novos nomes da música brasileira além de curtirem a apresentação de dança do grupo D-efeitos.

De Exploração Programa Manos e Minas TV Cultura
Não percam a apresentação do programa dia 07 de Maio às 18h30 com a presença da galera do PJU.

De Exploração Programa Manos e Minas TV Cultura


A escola dos meus sonhos
“Na escola dos meus sonhos (…) não há temas tabus, todas as situações limite da vida são tratadas com abertura e profundidade: dor, perda, falência, parto, morte, enfermidade, sexualidade e espiritualidade. Ali os alunos aprendem o texto dentro do contexto.(…)
Frei Betto
Falar de educação é um tema bastante complexo, porém, se faz necessário falar com os jovens, discutir a situação atual da educação no nosso país, cidade, bairro, e quando temos que falar sobre a situação da escola que eu estudo?
Para fomentar o debate, os jovens assistiram ao filme: “Pro dia Nascer Feliz”, trata-se de um “diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas” segundo a definição do diretor, flagrando o dia a dia de alunos e professores de escolas de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

De A escola ideal
Os jovens puderam observar diferentes realidades mostradas no filme quando o assunto é escola e refletir a partir dessas observações sobre a escola em que estudam e qual seria a escola ideal, a escola dos seus sonhos.
Eles escreveram em filipetas o que poderia ter na escola ideal e como ela seria.

“Onde tivesse mais interesse dos alunos e professores e maior participação da família” Marcos Welton

“Que tivesse armários para os alunos para não terem a desculpa de que esqueceram o material” 
Maria Aparecida

“Uma forma de motivar os alunos é dando a oportunidade de falar, de se expressar não ser somente um ouvinte” 
Ester da Silva

“A escola ideal seria igual ao PJU” 
Anônimo
Foram variadas as respostas dos jovens, muitos falaram sobre a falta de comunicação de alguns professores, desinteresse dos alunos, falta de passeios educativos, entre tantas outras observações, mas todos falaram um pouquinho de como seria a escola que querem ter.

De A escola ideal
Após esse aquecimento, partimos para um momento prático, agora que sabemos dos jovens urbanos como seria a escola ideal, vamos saber o que pensam os alunos da Escola Maria Juvenal.
Faremos na próxima semana a cartografia da escola ideal, a pesquisa será realizada com os alunos da 8ª RC, alunos do ensino médio, professores, funcionários e os pais dos alunos.

Nenhum comentário: