segunda-feira, 7 de maio de 2012

Nasceu um grupo! Uma turma! PJU

Nas ultimas semanas, demos inicio ao Programa Jovens Urbanos com muitas novidades, e na nossa Comunidade, agora no Distrito de Cidade Ademar, não foi diferente.


De 3º Encontro

Primeiros encontros, Programa novo no território, pessoas novas, JOVENS NOVOS!

Iniciamos os encontros e os novos jovens foram chegando...

A cada atividade uma nova forma de apresentar a si mesmo e para isso, as dinâmicas sempre bem vindas.

Confeccionamos alguns crachás com as características que representaram o perfil de cada jovem. As dinâmicas dos gestos de cada um e também a de acender um fósforo foram destaques. A cada encontro uma nova dinâmica.

De Primeiros encontros

E como apresentar o PJU?

Nos dois primeiros encontros, os vídeos “Semana Expressão Jovens Urbanos” e “Você faz a diferença” do Canal futura/Fundação Itaú, exemplificaram e contribuíram com a explicação. Algumas fotos de exploração, experimentação e projetos da edição anterior seguidas de pequenos textos também contribuíram para a compreensão sobre o Programa.

De Atividade estimulo do Olhar - Nossos óculos

E o que vocês entendem por Explorar, Experimentar, Produzir e Expressar? Essas foram as questões que nortearam os encontros com a chegada dos novos jovens, e os “veteranos” não deixaram de contribuir com a explicação com base no que já haviam feito em atividades anteriores.

Explorar: Conhecimento; Procurar coisas Novas ou de seu interesse; Conhecer por inteiro; Pesquisar.

Experimentar:  Sentir algo novo; Usar ou provar algo desconhecido; Experimentar algo diferente ou desconhecido; Oportunidades.

Produzir: Fazer algo novo; Fabricar; Criar; Inovar.

E será que realmente os jovens e entenderam o que é o PJU?

As expectativas trazidas por eles traduziram seus entendimentos, que até o termo “Exploração” estava presente.

“Eu gostei muito do Programa, espero adquirir conhecimento, fazer novas amizades, conhecer lugares novos e criar autoconfiança. Já estou muito animada e a partir deste programa quero encontrar uma formação profissional” (Letícia Hipolito, 15 anos)


“Aqui no PJU pretendo conhecer a cidade, perder a vergonha de falar em público. Conhecer gente nova. Quem sabe até saber que carreira quero seguir”. (Joyce, 15 anos)

De 3º Encontro

“Eu espero do Jovens Urbanos mais conhecimentos em geral., Espero conhecer vários lugares bem legais, aprender muitas coisas novas e explorá-las e muita diversão” (Andreza Araujo, 15 anos)

“Conhecer mais espaços de São Paulo, contribuindo para uma visão diferente da cidade, através dos encontros no grupo. Espero poder acompanhar a maioria dos encontros, conhecendo trabalhos e outras formas de relação do jovem e a cidade. Compartilhar minhas experiências e conhecer outras”. (Ana Paula, 20 anos)


“Eu espero adquirir mais conhecimento, conhecer lugares novos, explorar mais a nossa cidade, fazer novas amizades (...)”. (Roberta, 15 anos)

Mas, só entender o teórico não é o bastante. Partimos então para a prática.

Realizamos duas explorações, uma no Edifício Circolo Italiano – O Terraço Itália e ao Museu Pinacoteca do Estado, na exposição do Artista Alberto Giacometti. Os jovens demonstraram-se muito interessados com os espaços que “visitaram”, animados e também preocupados com itinerário. Explorar é muito interessante, saber chegar ao local melhor ainda. Por isso, alguns mapas auxiliaram os jovens na chegada aos dois lugares explorados. Mas também, não deixaram de brincar durante a ida e no retorno para casa. Energia é o que sobra.
De Exploração Edificio Circolo Italiano - Terraço Itália


De Exploração Edificio Circolo Italiano - Terraço Itália
De Exploração Pinacoteca do Estado de São Paulo - Exposição Alberto Giacometti


De Exploração Pinacoteca do Estado de São Paulo - Exposição Alberto Giacometti

Com o objetivo de fortalecer o vinculo do grupo, iniciamos a contação de histórias, primeiro, por meio da dinâmica da Linha do tempo em ordem cronológica dos fatos mais importantes da vida, cada ano um acontecimento... Alguns optaram até por não falar.

De 3º Encontro

E as histórias dos nomes também começaram a fazer parte do fortalecimento da relação do grupo. A maioria dos jovens desconhece a história de seus nomes, e a tarefa de pesquisar com os pais, ou até mesmo o significado no “Google” estimulou a galera.

De Conhecendo os óculos do PJU


Vamos criando asas...

Nenhum comentário: