sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pensando a idéia de projeto

A trajetória inventiva se aproxima... E os projetos jovens? Alguns jovens ainda um pouco confusos, outros até que decididos.
Para inicio de conversa apresentamos aos jovens o cronograma  das atividades previstas até a data de entrega dos projetos. Tiramos dúvidas sobre a diferença de linguagens e idéias de projetos, e também sobre o recurso financeiro que o CENPEC irá conceder.  A maioria dos jovens traz como referencia a linguagem da experimentação que participou, no entanto outros preferem desenvolver um projeto de uma área totalmente diferente do que experimentaram, e tem também aqueles que não sabem o querem, ainda...
E como buscar motivá-los, e despertá-los para uma idéia?
Partimos então para uma dinâmica, o CURTEGRAMA, na intenção da galera se conhecer e buscar a partir de suas habilidades e potencialidades pensar numa idéia de projeto que os motivem para além do termino do programa.

O que eu CURTO e FAÇO?
 “Gosto de mexer muito em equipamentos, em locução, mas sou muito tímido. Gosto de rádio também, estou fazendo oficina e quero me aprofundar mais”.  (Mike)
“Cozinhar ,e  Danço breack”. (Ivan)
“Eu curto ler e escrever, escutar musica e produzir vídeos”. (Paulo Souza)

De construindo a ideia de projeto


O que eu CURTO e NÃO FAÇO?
“Fotografia”. (Paulo Souza)
Eu curto muito jogar bola, mas não posso por causa dos jovens Urbanos, porque as maiorias dos horários são à tarde, e queria fazer uma escolinha, para no futuro, ser um jogador profissional.” ( Mike)

E o que os outros acham que eu faço de bom? Às vezes o que eu acho de mim,  não é o mesmo que a outra pessoa pensar, e as vezes não enxergo em mim as potencialidades que as pessoas enxergam.
Para aquecer a galera lançamos a pergunta: O que os outros acham que Eu faço de bom?

Ingrid – É uma boa comediante
Ivan – Dança bem!
Mike – Fala bem!
Alex – É um comediante
Vinicius – Tem uma letra bonita
Paulo Souza – Criativo e participativo

Além dessas habilidades e potencialidades apontadas, os jovens não deixaram de fazer os comentários engraçados que fizeram alguns jovens caírem nas risadas de saber sobre eles mesmos.
A atividade motivou alguns grupos a repensar as linguagens e idéias de projetos que haviam proposto, Por enquanto estamos com as seguintes propostas de projetos:

Fotografia – Fotografias para escola – A vida dos alunos do lado de fora da escola.
Áudio visual - Documentário que aborde dificuldades para o 1º emprego.
Rádio – Rádio Escola abordará diversas temáticas semanalmente, contribuindo para os diferentes estilos e gostos musicais.

Nenhum comentário: