sexta-feira, 16 de setembro de 2011

E por falar em projeto jovem...

Essa semana demos início às discussões mais aprofundadas sobre os projetos jovens.
Alguns já estão bem esclarecidos sobre o que serão seus projetos finais, outros estão cheios de incertezas, também, são muitas as possibilidades e é preciso pensar bem antes de se comprometer.
De E por falar em projeto jovem
Através de apresentação de slides, mostramos aos jovens o calendário das nossas próximas ações, explorações já agendadas entre outras atividades, para que eles pudessem acompanhar os próximos passos a serem dados no programa.
Após esse momento, os jovens responderam à pergunta: O que é um projeto?
" Projeto é a concretização de uma idéia"
"Algo que possa ser projetado para o futuro"
"Algo que sai da teoria para a prática"
"É um planejamento"
De E por falar em projeto jovem
Foram essas algumas das definições que os jovens deram e a partir daí rolou muita conversa sobre as possibilidades que alguns enxergavam e que poderia se consolidar em seus projetos finais.
Já sabemos que entre outros teremos um projeto de linguagem artística, provavelmente um sarau, os jovens ainda estão aperfeiçoando essa idéia, outro projeto que teremos nessa edição é uma revista jovem.
Há jovens com idéias voltadas a intervenções urbanas, fotografias, mas ainda estão com dificuldades em escolher as temáticas que irão abordar, o que é absolutamente normal.
De E por falar em projeto jovem
Para dar uma forcinha à esses jovens e aos que não tem idéia nenhuma do que podem fazer é que propomos a atividade do CURTEgrama.
Cada um preencheu o seu respondendo, o que eu curto e faço, o que eu não curto e faço, o que eu curto e não faço e o que eu não curto e não faço. Após isso eles ainda escreveram sobre o que as outras pessoas achavam que eles faziam bem.
Foi muito legal ver os jovens falando sobre o que eles curtem e não curtem fazer e reconhecendo potencialidades no outro.
De Curtegrama

De Curtegrama

O objetivo era que eles percebessem coisas que gostavam de fazer e que não curtiam de jeito nenhum, para que a partir daí, pudessem refletir melhor dentro do que curtiam fazer se não teria alguma possibilidade de projeto.
De Curtegrama

De E por falar em projeto jovem
O que eu curto e faço...
"Cozinhar, assistir, cantar, jogar no computador, ler e escrever" Ester

"Desenhar, ouvir música, sair com os amigos, ficar na net, ler livros e assistir filmes" Jenny

"Dançar, sair, comprar roupas, internet, escutar música, festa, família, cinema..." Thalita

"Dormir, conversar com minha mãe, sair com os amigos, navegar na net, ler mangás e livros, cuidar dos meus animais" Thuany (Tuiuiu)

O que eu curto e não faço...
"Cantar no chuveiro, ter mais animais em casa, cosplay, escrever um mangá" Thuany (Tuiuiu)

"Viajar" Jenny

"Academia, viajar, dançar, andar de skate, saltar de bang jump, ser mais despreocupada" Ester

O que os outros acham que eu faço bem...
"Cuidar da minha filha" Aline

"Animar as pessoas com meu jeito de ser, guardar segredos, ser a louquinha da sala" Tuiuiu

"Fritar ovo, dar conselhos" Jenny

"Escrever textos, desenhar, cozinhar, defender minhas idéias, ter paciência e ser organizada" Ester
De E por falar em projeto jovem
Na próxima semana vamos avançar mais nessa discussão com os jovens para tentar afinar ainda mais as idéias dos projetos.

Nenhum comentário: