quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Jovens urbanos na Conferência Livre de Juventude Grajaú

Realizamos no ultimo dia 12 a Conferência Livre de Políticas públicas para a Juventude no Cineclube Grajaú.

Na abertura tivemos a fala do subprefeito da Capela do Socorro Marco Antônio que comentou sobre as diferenças da juventude de hoje para sua época e da importância da participação política dos jovens, além disso respondeu a pergunta de uma das jovens do PJU, sobre quais são seus projetos para casa de cultura do Grajaú e para a região como um todo.
Além dele também falaram o Auxiliar de juventude Vagner Ricciati e Flávio Munhoz representando o GT de juventude Nossa São Paulo.
Apesar de parecer chato discutir política, a galera estava animada para debater em subgrupos as propostas de temas escolhidos de acordo com as diretrizes nacionais para Conferências Livres de Juventude.
Escolhemos temas dos eixos 1 e 3 do documento nacional: Juventude e educação, Juventude e Trabalho Decente, Juventude e Cultura e Juventude e Esporte e lazer.
O debate em cada um dos grupos foi mediado por uma das educadoras, além de outras pessoas da Comunidade Cidadã que auxiliaram no trabalho.
Ao final, cada grupo apresentou 5 propostas, de acordo com o tema do eixo escolhido.
Durante as apresentações os ouvintes davam sugestões de modificação ou alteração das propostas.

Depois disso explicamos a todos que as propostas serão enviadas para a Comissão Organizadora Nacional. Também fizemos inscrições dos jovens que irão para etapa municipal neste sábado dia 18 de Setembro.

Apesar do dia atípico para o Programa, o encontro foi prazeroso (Pra nós e para os jovens) e nos fez concluir que envolver os jovens nesse debate é mais que importante; é fundamental para o exercício da cidadania e para que possam perceber uma, apenas uma, das formas de participação política.


Veja algumas propostas surgidas no encontro

Juventude e educação: integrar nas disciplinas do Ensino Médio, aulas práticas para melhorar o aprendizado dos conteúdos.
Juventude e Trabalho decente: Criar uma lei de incentivo para que empresas e comércios locais dêem prioridade à contratação de jovens moradores doentorno.
Juventude e cultura: Ampliação dos recursos do VAI (Valorização das Iniciativas Culturais) para que mais projetos jovens sejam contemplados.
Juventude e Esporte e lazer: Ampliação do policiamento ou instalação de bases comunitária nos parques lineares e praças da periferia.

ESPERAMOS POR TODOS NA II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE

Abraços Urbanos

Nenhum comentário: