sexta-feira, 17 de junho de 2011

“A gente não quer só comida, a gente quer comida diversão e arte” – No Nascer do Sol

Após termos avaliado com os jovens quais tinham sido as impressões deles quanto a discussão que foi feita sobre política na semana passada, iniciamos a nova pauta falando sobre Arte.
Quais são as linguagens da arte que você conhece?
Há diferença na arte exposta no museu para aquela que vemos na periferia?
Foi criado um espaço ambientado com diversos itens relacionados à arte, tanto periférica quanto a “clássica”.


De Artes - Experimentção de Danças populares
Um painel grafitado pelos jovens urbanos da edição passada compôs o cenário, uma cadeira coberta por um xale com barra feita de crochê mostrou à eles que a arte também está nas roupas que usamos.
Um pandeiro representou bem a arte na música, livro de poesia, imagens de quadros e representações de artes plásticas provocaram a atenção deles.

De Artes - Experimentção de Danças populares
O objetivo é que eles conheçam algumas entre tantas as formas de se fazer arte e para ampliar o leque de possibilidades, no dia seguinte, um subgrupo acompanhado pela Educadora Danila irá explorar a Biblioteca Temática de Cultura Popular – Belmont, outro subgrupo ficará na Casa de Cultura para uma experimentação de danças brasileiras no período da tarde que também será acompanhado pela Educadora Danila e um terceiro participará do Sarau da Cooperifa – Bar do Zé Batidão, esse grupo ficará sob os olhares do Coordenador Magno.

De Artes - Experimentção de Danças populares
Em cada uma dessas atividades os jovens poderão observar como é a arte na periferia.
Na quinta-feira eles visitarão o Pavilhão da Cultura Brasileira, localizada no Parque do Ibirapuera, bairro nobre da cidade, como será a arte de lá, será a mesma de cá?
Na próxima semana os jovens farão alguma produção relacionada a arte, essas produções que serão escolhidas por eles tendo como base as atividades dessa semana, serão apresentadas no encontro com os pais e responsáveis no próximo dia 25/06, encerramento da trajetória trama.
Para encerrarmos o encontro deste dia cada jovem escreveu em uma folha de sulfite como a arte estava presente em sua vida.

De Artes - Experimentção de Danças populares

"A arte faz parte da minha vida na música, na dança, nos textos, nas minhas roupas, em várias coisas. Eu escuto música todos os dias, texto faço todos os dias, aula de dança todos os sábados, minhas roupas eu amo elas, eu uso a arte de várias formas e cores."
Cintia Lidiane

"A arte está presente na minha vida através da dança, pois participei de grupos de dança no passado e se puder continuarei no futuro, pois é o que eu amo fazer"
Aline Ramalho

"Através das minhas composições e da escola de samba."
Marcos Welton

"A arte é muito importante na minha vida porque eu adoro moda, música e existem vários tipos de arte, como a arte do grafitti, do teatro. Eu considero arte tudo aquilo que você faz de coração e mostrando o que você sente, pessoas mostram sua arte escrevendo poemas de amor, outras cantando... arte é vida"
Dayane Serafim

Nenhum comentário: