sexta-feira, 17 de junho de 2011

Biblioteca Temática de Cultura Popular – Belmont - No Nascer do Sol


De Belmonte
Chegamos no local por volta das 10h15, os jovens já sabem de como é imprescindível que tiremos fotos dos locais que exploramos, então já foram sacando seus celulares para fotografarem o espaço quando fomos impedidos de tal ação.

De Belmonte
“Não podem tirar foto de nada sem autorização”, o problema é que a única pessoa que autoriza não estava no local.
Então o jeito foi tirar escondidinho...
 
Foi uma visita monitorada muito breve, primeiro conhecemos a sala de literatura infantil depois fomos ao espaço onde ficam vários artesanatos da cultura popular brasileira, muita coisa linda, trabalhos em fuxico, roupas que lembra os cangaceiros do nordeste, literatura de cordel, pena que não pudemos tirar foto dessa sala.
Visitamos outra sala onde acontecem as oficinas que geralmente são ministradas aos sábados.

De Belmonte
Uma que chamou muito a atenção deles foi a técnica da Xilogravura ( técnica de gravura na qual se utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo). Essa técnica é muito utilizada no nordeste do país.

De Belmonte
Eles puderam contemplar algumas peças de xilogravura produzidas pelos profissionais e alunos.
Para finalizar fomos a sala de pesquisa de livros, os jovens ficaram bem a vontade, procuraram livros, revistas, o que interessava mais a cada um, leram e por fim viemos embora.

De Belmonte

Nenhum comentário: