segunda-feira, 13 de junho de 2011

Explorando a Subprefeitura Capela do Socorro - No Nascer do Sol

A subprefeitura da Capela do Socorro é uma das 31 subprefeituras da cidade de São Paulo. Ela é composta por três distritos: Socorro, Grajaú e Cidade Dutra.
De Exploração na Subprefeitura Capela do Socorro
Os jovens foram recebidos pelo Assessor de Comunicação Carlos Nascimento que antes de apresentar a estrutura organizacional da Subprefeitura preferiu conversar um pouco com eles sobre o que é uma política pública e a política de governo.
Eles puderam entender sobre como nasce uma política pública e suas diferenças em relação com as políticas estabelecidas pelos governos. Também foi discutido sobre o plano de metas que os candidatos políticos serão obrigados a apresentarem inclusive durante suas campanhas.
Foi uma conversa muito interessante e com alguns esclarecimentos, os jovens questionaram sobre a situação das famílias que estão sendo despejadas de suas casas por terem construído em terrenos não apropriados, inclusive segundo o Carlos Nascimento, os próximos que serão afetados serão os moradores da favela da ZR no Grajaú que também serão retirados de suas casas.

De Exploração na Subprefeitura Capela do Socorro
Assuntos como educação, moradia, o trânsito terrível da Avenida Belmira Marin que só quem precisa passar por ela todos os dias é que entende o tamanho do problema, permearam a conversa e o Carlos aproveitou a oportunidade para falar para os jovens sobre alguns dos projetos que a subprefeitura tem como a ampliação da avenida ou a possível construção de uma ponte com o objetivo de que seja uma outra via de acesso aos bairros do Grajaú o que possivelmente ajudará a diminuir o trânsito já que a Belmira Marin é a única alternativa para que se possa adentrar os bairros do Grajaú.

De Exploração na Subprefeitura Capela do Socorro
Abaixo temos um pequeno registro de duas jovens que foram à essa exploração e que relatam suas impressões sobre essa exploração.
“Hoje nós e mais 13 pessoas fomos à subprefeitura e achamos lá muito legal. O Carlos assessor de comunicação que nos atendeu foi muito atencioso e respondeu as perguntas direitinho, mostrou o prédio, explicou sobre algumas obras que a subprefeitura tem em mente e algumas que talvez irá dar para cumprir, por fim tiramos uma foto com ele.”
Mônica Sercundes e Maria Aparecida.
De Exploração na Subprefeitura Capela do Socorro
Enfim, foi essa a nossa exploração na Subprefeitura da Capela, infelizmente o subprefeito que citamos anteriormente não estava para nos receber como havíamos programado, o que nos foi dito é que devido às fortes chuvas do dia anterior ele teve que adiar o compromisso para atender outros de maior prioridade, mas valeu nossa ida, afinal, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a política da nossa região.
ENQUANTO ISSO PELA MANHÃ NA CASA DE CULTURA...
...Estava agendada uma conversa com o supervisor de cultura da Capela do socorro para falar um pouco sobre sua atuação e os planos para a casa de Cultura. No entanto por conta de alguns imprevistos ele não compareceu. Uma das pautas desse encontro seria a discussão e criação de algumas propostas para serem levadas em formato de carta para ser entregue ao deputado presidente da Comissão de Educação e Cultura Simão Pedro em uma visita monitorada à Assembléia legislativa de São Paulo marcada para o dia seguinte. Fomos à praça em frente ao pólo Cultural debatemos um pouco da importância desse tipo de representação feita por jovens e as diversas formas de se iniciar uma ação política sem ser necessariamente partidária, além de discutir também as instâncias da atuação municipal, estadual e federal. Como foco das propostas os jovens escolheram as problemáticas das escolas públicas. Em círculo os jovens pautaram várias questões em formato da “Carta ao deputado”:

São Paulo, 09 de Junho de 2011

Exmo. Sr. Deputado Simão Pedro

Nós do Programa Jovens Urbanos Comunidade Cidadã vimos por meio desta carta, solicitar melhorias em nossas escolas públicas representando aqui também a situação das diversas escolas públicas do Estado de São Paulo.
Em nossos encontros discutimos e elencamos alguns dos diversos problemas enfrentados pelas escolas estaduais em que estudamos na zona Sul de São Paulo, pensando também propostas para melhoria dos mesmos:
Direção mais participativa e presente na escola

1.       Professores mais qualificados e, quando esses forem eventuais, que atuem nas suas matérias específicas e não em outras
2.        Ter sala de leitura em todas as escolas estaduais com atividades freqüentes
3.        Sala de multimídia em todas as escolas estaduais com profissionais qualificados para utilizar
4.        Obrigatoriedade da distribuição de Merenda Escolar para o ensino médio
5.        Acessibilidade para deficientes físicos nos andares superiores das escolas estaduais

Uma vez que o Sr. compõe a Comissão de Educação e Cultura, acreditamos que seu papel é fundamental para encaminhamento dessas propostas.

Esperamos poder contar com sua ajuda e apoio. Abaixo segue nossas assinaturas

Atenciosamente


Danila da Silva Araújo
Educadora Jovens Urbanos Comunidade Cidadã

Jovens Urbanos Comunidade Cidadã

1.        ___________________________________
2.        ___________________________________
3.        ___________________________________
4.        ___________________________________
5.        ___________________________________




Nenhum comentário: