sexta-feira, 13 de maio de 2011

No Nascer do Sol

11ª Semana – Planejando Junto
Passada a semana de maratona das pesquisas realizadas na escola, e ainda aguardando os resultados, iniciamos mais uma semana avaliando como foi o desenvolvimento da última pesquisa de campo.
Através de apresentação em Power Point, mostramos aos jovens o resultado de suas escolhas para experimentações e explorações dentro dos campos de investigação e eixos transversais propostos pelo PJU de acordo com o Planejamento Jovem.
Como já era de se esperar, houve um certo “barulho” para se planejar o que faríamos nas próximas semanas, afinal de contas, eram muitas as opções de locais para se explorar...
Mas a galera conseguiu chegar num acordo e escolher as explorações da Trama de forma a contemplar cada um dos campos de investigação.
Ainda nessa semana foi dado o início do processo de escolha das experimentações. Montamos um varal com algumas apresentações de experimentações já encaminhadas pelo CENPEC e os jovens puderam fazer suas escolhas conforme o seu interesse. Foi fácil perceber que alguns já sabem o que querem e foram logo procurando alguma que fosse corresponder com suas expectativas. Já, entre uma grande maioria, viram nas oficinas propostas uma possibilidade de conhecer algo “novo” que provavelmente se não fosse por intervenção do programa não teriam condições ou mesmo a iniciativa de buscarem tal conhecimento.
Recebendo a galera do Prainha na nossa quebrada...
Nosso encontro já tava rolando quando recebemos a visita dos jovens da manhã juntamente com Educador Kleber. 

De Galera do PJU Manhã - Prainha
Eles vieram para conhecer o espaço e como funciona a Casa de Cultura Palhaço Carequinha, e quem melhor para apresentar senão os próprios jovens? Afinal de contas eles estão lá 3 vezes por semana e sabem bem como é que é? (rsrs)

De Galera do PJU Manhã - Prainha
De forma inesperada, inclusive para a Educadora, a galera do Prainha foi recepcionada com palmas de boas vindas e muitos sorrisos curiosos em querer saber quem eram esses jovens.
Rolou um debate muito descontraído sobre alguns equipamentos culturais como a Casa de Cultura, os jovens do Prainha em meio à muitas risadas falaram de suas experiências sobre onde moram, os jovens daqui da quebrada também partilharam com eles sobre as suas experiências e nessa troca de figurinhas puderam perceber algumas semelhanças entre os dilemas quando o assunto é moradia.

De Galera do PJU Manhã - Prainha
A galera foi conhecer os espaços da casa e em meio a fotos daqui e fotos dali, ficou o convite para fazermos uma visita pra eles também, só que como disse uma das jovens, “tem que ser num dia de sol”, o porquê da exigência é um “segredo” entre as duas turmas, rsrs...eles se despediram com o compromisso de se reencontrarem no dia do tão esperado Clube do Itaú.

De Galera do PJU Manhã - Prainha

De Galera do PJU Manhã - Prainha
Amigos do Copo
O Eh nois que tah conseguiu finalmente essa semana trocar os copos, a galera aproveitou e fez um amigo chocolate junto.. foi muito divertido.

De Amigos do Copo

De Amigos do Copo

De Amigos do Copo
Cidade Escola Aprendiz
Para encerrar nossa semana de atividades e dar início às discussões no campo de multimeios, comunicação e tecnologias, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer e explorar o Projeto Cidade Escola Aprendiz.

De Exploração à Cidade Escola Aprendiz... Vila Madalena
A Roberta levou eles para dar um rolê na Vila Madalena, no entorno da sede da ONG, eles curtiram muito, conheceram o famoso Beco do Batman e o Beco do Aprendiz, onde foi feito um trabalho muito legal de grafitagem nos muros, com obras do eterno Niggaz e diversos artistas da Vila e de outras regiões.

De Exploração à Cidade Escola Aprendiz... Vila Madalena

De Exploração à Cidade Escola Aprendiz... Vila Madalena
Essa exploração foi muito proveitosa para os jovens, que além da questão da comunicação, também puderam perceber o valor de um trabalho de intervenção urbana feita pelos moradores da região, e saíram de lá com os seguintes questionamentos: "Bem que poderia ter um projeto desse lá?" E porque não ter?
Depois desse momento foi trazido em discussão o tema sobre o que é comunicação, qual a importância de se comunicar e apresentou aos jovens o projeto Agência Comunitária de Notícias.

De Exploração à Cidade Escola Aprendiz... Vila Madalena

Nenhum comentário: