sexta-feira, 13 de maio de 2011

No Pôr do Sol

Colocando o Planejamento Jovem em pratica

Objetivo da Semana: Permitir a participação dos jovens no planejamento TRAMA e ÂNCORA. Iniciar uma reflexão sobre formas de comunicação jovem na cidade.

Chegou a hora de colocar as sugestões do planejamento jovem em pratica. Partilhamos com os jovens o planejamento macro para que nele, eles pudessem sugerir idéias de espaços culturais a partir do que foi sugerido no planejamento jovem. Em um painel com datas, apresentamos todas as explorações, experimentações que foram propostas e seus eixos e campos de investigação. Nas datas que estavam disponíveis foram sugeridos pelos jovens, Sesc Itaquera, Sesc Ipiranga,  Parque da Juventude, CEUS’s e uma emissora de TV.
 Pensamos também na inviabilidade de acesso a alguns espaços, considerando que o retorno dos locais em horário de pico, pode prejudicar alguns jovens que estudam a noite, por isso, após as escolhas, fizemos uma discussão sobre os espaços que estão distribuídos na cidade e como é difícil o acesso com o  transporte público. No final definimos que visitaríamos o SESC mais próximo da região, o Museu de Arte Contemporânea – MAC, o Parque da Juventude, um dos CEU’s e uma emissora de TV que será definida.
Antes da escolha das experimentações, apresentamos aos jovens o leque de experimentações da trajetória Âncora e suas linguagens. 

De Escolha das experimentações

De Escolha das experimentações


Discutimos sobre suas sugestões durante o planejamento jovem, e o que não pode ser contemplado, como também aquelas experimentações que apareceram, mesmo sem ter sido escolhido por eles. Ressaltamos a importância da leitura dos releases para saber detalhes das oficinas, como objetivos, local de realização e período, para que posterior nenhum destes fatores os influenciassem em desistir.

De Escolha das experimentações
Em um grande VARAL, distribuímos os releases de acordo com suas linguagens, os jovens caminharam pelo espaço, conversando um com os outros sobre cada experimentação.  Em filipetas escreveram a primeira, segunda e terceira opção de acordo com seus interesses. 

De Escolha das experimentações

A grande maioria do grupo se identificou por oficinas ligadas a multimeios, comunicação e tecnologia, com destaque para experimentação de fotografia De Olho, que foi citada por todos eles, em uma das três opções. Agora os jovens aguardam o retorno do CENPEC em relação as suas escolhas.

De Escolha das experimentações
Na sintonia da Rádio Heliópolis 87,5.
Atendendo aos pedidos jovens, fomos nesta sexta-feira (06/05) explorar a rádio Heliópolis. Depois de toda conversa que tiveram com o Educador Augusto, os jovens ficaram ansiosos, e curiosos para conhecer o estúdio da rádio. 
De Exploração Rádio Heliópolis
Em uma Van, partimos rumo a Heliópolis. “Já chegamos”?, essa foi a frase que mais se ouvia dentro do transporte. Ao chegarem ao local, alguns comentários até pejorativos fizeram parte das falas dos jovens, mas uma troca de idéias antes de descermos da Van, foi o suficiente para desmitificar o olhar deles. 

De Exploração Rádio Heliópolis

De Exploração Rádio Heliópolis

Divididos por territórios de investigação (Educação, Cultura, Políticas Públicas e Comunicação) Chegamos ao estúdio, e fomos recebidos pelo radialista Erisvaldo, que comanda as tardes da comunidade,  que colocou a educadora Elisângela no ar para falar um pouco aos ouvintes sobre o programa Jovens Urbanos.

De Exploração Rádio Heliópolis

 logo em seguida, o radialista Luiz Uchida formado em Propaganda e Marketing, a partir das perguntas dos jovens voltadas para os territórios, nos contou a história da fundação da rádio, suas lutas e conquistas.

De Exploração Rádio Heliópolis

 Contou que a rádio iniciou como rádio corneta e somente em 2006 foi que saiu a concessão da rádio comunitaria, e ainda receberam a visita do ex presidente Lula que contribuiu com a aprovação “existe uma necessidade de se comunicar com as pessoas". Ressaltou a importância da rádio para comunidade, e que através dela as pessoas se comunicam, “toda a ação que a rádio tem a comunidade participa... A intenção de Heliópolis é se tornar um bairro educador”.
Finalizamos o nosso bate papo participando do programa Falando com a psicóloga Doutora Reini e com o locutor Agnaldo Medilha em que discutimos questões do gênero masculino, e contamos com a participação do jovem Thiago que deu a sua opinião sobre estilo do gênero.  

De Exploração Rádio Heliópolis

De Exploração Rádio Heliópolis

“E a imagem que tivemos de Heliópolis quando chegamos não foi a mesma de quando saímos. Pois quando pensamos em rádio, imaginamos aquela mega rádio e não uma rádio  de comunidade” (Thamires, 16 anos) – Trecho extraído do diário de bordo

Nenhum comentário: