sábado, 14 de maio de 2011

No Nascer do Sol

12ª Semana - Você se comunica???
O foco dessa semana era promover uma experimentação sobre comunicação, redes sociais e jornal mural entre os jovens, mas antes, para colocar nossa pauta em dia, fizemos uma avaliação sobre como havia sido a exploração à Cidade Escola Aprendiz.
Após a avaliação a jovem Thalita Guimarães, nossa representante no Comitê, falou para o grupo como havia sido a primeira reunião do Comitê Jovem desta edição, trouxe alguns esclarecimentos pertinentes à Bolsa Auxílio e os encaminhamentos necessários para o dia do Clube do Itaú.

De Oficina de Comunicação
Só então demos início à nossa pauta da semana, com a chegada do Magno o coordenador e do Flávio o assessor do PJU da Zona Sul, que conduziram as oficinas de comunicação.

De Oficina de Comunicação
Esse momento foi dividido em duas etapas entre prática e teoria. Parte da turma ficou na Casa para ter um workshop de comunicação e mídias sociais, ministrado pelo Magno enquanto outra parte dos jovens seguiu com o Flávio para a Lan House para que na prática experimentassem ferramentas da comunicação como Redes Sociais, Blog's, E-mails, Picasaweb entre outras.

De Oficina de Comunicação


De Oficina de Comunicação
A Educadora ficou entre uma oficina e outra anotando e registrando quais foram as impressões dos jovens durante o encontro.

De Oficina de Comunicação
Os jovens puderam discutir sobre o que é e para que serve a comunicação, alguns arriscaram algumas respostas: " Ah a comunicação serve para divulgar notícias" " Serve para falar sobre coisas da comunidade"   " Para dar informações", para apimentar ainda mais o debate, foi trazido para a roda o que é vinculado na TV, a generalização das informações, audiência, vulgarização de alguns programas.... a galera falou bastante expôs suas opiniões e entendeu um pouco mais sobre a importância da comunicação.

De Oficina de Comunicação
Depois que os jovens socializaram suas idéias sobre o tema, divididos em subgrupos eles leram notícias relacionadas à juventude, analisaram de forma crítica essas notícias e compatilharam com o grupo o que viram nas revistas.

De Oficina de Comunicação
Como encaminhamento final, os jovens escolheram 4 locais na região para explorarem na manhã seguinte e produzirem alguma peça de comunicação com base no que eles experimentaram nas oficinas e recolherem de materiais dessas explorações.
Os locais foram: CEU Vila Rubi e CEU DutraCentro de Apoio ao trabalho – CAT Interlagos, Casa de Cultura e Sesc Santo Amaro e o Circo Escola.
Ainda nesta semana, o grupo teve uma exploração e experimentação na Revista Viração.
Os jovens como sempre muito divertidos, muita bagunça e a expectativa em conhecer a revista que tanto já ouviram falar.
Chegando no local foram recebidos pelos Educadores que no primeiro momento conversou um pouco com a galera apresentou o que era a revista viração e falou com o grupo sobre a educomunicação.
Eles assistiram trechos do filme "Escritores da Liberdade", socializaram com o grupo suas impressões sobre as relações que são estabelecidas nas escolas e como algumas cenas do filme eram semelhantes ao dia a dia de muitos deles.
Para propiciar a escrita dos jovens e motivá-los a expor o que pensam, a Educadora da revista propôs como atividade que todos escrevessem em uma folha de papel algum fato que tivesse marcado eles na escola ou em relação à educação.
Alguns escreveram sobre si, outros sobre algo que aconteceu com colegas de classe, outros ainda contaram sobre como foram vítimas ou causadores de bullying... no final, todos leram os textos escritos, uns dos outros para evitar o constrangimento entre eles.
Para finalizar os jovens tiveram a oficina de jornal mural.
Divididos em subgrupos eles produziram matérias que foram recolhidas de revistas e cada grupo produziu um jornal mural, com temas específicos, nomes e títulos de seções que eles mesmos definiram.
Foi bem legal essa experimentação, pois eles puderam ter embasamento para produzirem o nosso Jornal Mural, o Jornal Mural do PJU Comunidade Cidadã que vocês poderão conferir nos próximos dias.

Nenhum comentário: