segunda-feira, 2 de maio de 2011

NO NASCER DO SOL

7ª Semana - Ganhando autonomia...

Estamos encerrando a trajetória adesão, a turma está cada vez mais envolvida na pegada do programa e se apropriando das ferramentas oferecidas, agora o programa está mais encorpado e ainda tem jovem entrando no PJU.
De Produção Cartográfica sobre a exploração no Grajaú.

Essa semana tivemos mais 2 novas carinhas e ambos já entraram na sintonia da galera.
O assunto do início da semana como sempre foi o futebol, o que rolou no fim de semana, festas e afins.
O grupo produziu um mapa simbólico do Grajaú baseando nas últimas explorações, trocaram experiências e descobriram espaços que antes só conheciam pelo nome ou de passar em frente.
De Produção Cartográfica sobre a exploração no Grajaú.
Nesta edição estamos buscando trabalhar muito a questão do letramento e em função da nossa parceria com a Escola Maria Juvenal, os jovens tiveram a oportunidade de apresentar algumas das produções que já foram feitas para a coordenação da escola, a intenção é que os alunos possam ter conhecimento sobre o que está rolando no PJU e que o conhecimento dos jovens urbanos seja reverberado ao espaço escolar.

De Mostra das produções na Escola Maria Juvenal.
Os jovens foram recebidos pela Coordenadora Márcia que trouxe várias questões a serem refletidas pelos jovens como a participação da mulher na sociedade, processos educativos, questões ambientais...

De Mostra das produções na Escola Maria Juvenal.

"A informação somada ao conhecimento resulta na autonomia, podemos dizer que isso é o princípio da sabedoria."
Márcia - Coordenadora da Escola Maria Juvenal

Os jovens falaram de suas produções e experiências no programa.
6ª Semana - Conhecendo o nosso Distrito... o Grajáu
Como resultado das explorações feitas na semana passada, os jovens criaram murais e um dos grupos  fez uma letra de música, representando os desafios, dilemas e potenciais de ser jovem.
De Produções sobre as explorações na Av. Paulista e Escola Maria Juvenal...Que Juventude é essa?

De Produções sobre as explorações na Av. Paulista e Escola Maria Juvenal...Que Juventude é essa?

Fizemos uma avaliação em grupo utilizando o método que bom, que pena e que tal e todos tiveram a oportunidade de contarem como foram suas experiências.

Que bom que... “não choveu”.
Que pena que..."na escola os alunos não levaram muito à sério ao dar suas respostas".
Que tal..."a gente se comportar mais dentro do ônibus".


“Para o meu grupo foi uma experiência muito boa e desafiadora também, pois foi muito difícil achar a primeira pessoa para entrevistar”
Cintia  Lidiane

Ainda nesta semana passamos pela visita técnica com a Maria Brant do CENPEC e a Coordenadora do Núcleo do Heliópolis, que foram bater um papo com a galera que aos poucos foi se soltando e ficando mais à vontade para a conversa.
De Produções sobre as explorações na Av. Paulista e Escola Maria Juvenal...Que Juventude é essa?


A turma falou, deu risada e conforme já estava na nossa pauta do dia, fizeram a apresentação de suas produções uns aos outros.
De Produções sobre as explorações na Av. Paulista e Escola Maria Juvenal...Que Juventude é essa?

Encerrando essa pauta, demos início ao objetivo proposto para esta semana... será que eu conheço o Grajáu? Quais suas potencialidades, desafios e dilemas?
A princípio a maioria só enxergou problemas, desafios e nenhuma potência, mas aos poucos fomos descobrindo  lugares que alguns nem sabiam que existiam, como o CCM (Centro de Cidadania da Mulher) detalhe é que este fica localizado em frente a Casa de Cultura onde nos reunimos para os encontros.
Com base neste comentário, o grupo concluiu que ainda há muito o que conhecer sobre o lugar que vivemos, e a provocação para auxiliar nesta descoberta foi, “ Vamos experimentar ver pela primeira vez o que vemos todos os dias, sem ver” trecho do texto de Otto Lara Rezende.
Após densa discussão sobre o assunto e alguns apontamentos, a turma foi dividida em subgrupos para realizar a exploração no do distrito do Grajaú, dentro de alguns dos campos de investigação do PJU, saúde, lazer, escola...
De Exploração Cartográfica pelo Distrito.. conhecendo o Grajaú.

Cada grupo escolheu seus locais de exploração, roteiro, não esquecendo claro do Juliet, digo, dos óculos...
E a galera do Eh Nóis Que Tah, partiu para mais uma aventura, conhecer o Grajáu que ainda não se conhece.
De Exploração Cartográfica pelo Distrito.. conhecendo o Grajaú.

De Exploração Cartográfica pelo Distrito.. conhecendo o Grajaú.

5ª Semana - Que Juventude É Essa?
Os jovens chegaram bem mais empolgados para o encontro do que nos dias anteriores, parece que o objetivo de fortalecer as relações entre eles está surtindo efeitos...
Iniciamos essa semana com um debate livre sobre o que é ser jovem nos dias de hoje?
Para fomentar o debate, discutimos ao som de Charlie Brown -Não é Sério.

De Que Juventude é essa? Exploração na Escola Maria Juvenal e Av. Paulista.
Foram várias as respostas deles para esta pergunta: “ ser jovem é ser criticado”, “é difícil”, “é curtir”, “ter a mente aberta”, entre tantas outras manifestações.
“Na maioria das vezes o jovem não é levado à sério”
Juliana Dias

Parece que ser jovem nos dias de hoje é bem complicado... mas será que não tem nada de bom?
Ficou a pergunta no ar... os jovens fizeram uma circulação pela sala que foi ambientada com diversas imagens, manchetes e revistas relacionadas à  jovens.

De Que Juventude é essa? Exploração na Escola Maria Juvenal e Av. Paulista.


Sensibilizando o olhar...
Na maioria das vezes não estamos acostumados a observar bem o que nossos olhos vêem. Vemos coisas, pessoas, situações, mas pela correria do dia a dia, o fazemos de forma muito superficial.
Através de alguns textos, os jovens puderam sensibilizar seus olhares e foram convidados a colocarem os óculos que tanto se fala no PJU,  principalmente agora em que o o programa vai usar uma nova ferramenta, a exploração.

De Que Juventude é essa? Exploração na Escola Maria Juvenal e Av. Paulista.
O poeta
“A grande experiência que eu tive, assim que usei óculos, foi notar a quantidade de detalhes... que eu não via antes de usar os óculos.”(...)
Anônimo.

Após esse aquecimento, o grupo voltou a circular pela “exposição”, desta vez com novas lentes e com um propósito, observar quais eram as potencialidades, desafios e dilemas de ser jovem hoje, para um posterior mapeamento desses eixos.

De Que Juventude é essa? Exploração na Escola Maria Juvenal e Av. Paulista.
O aproveitamento e o retorno deles desta 2ª circulação, foi muito mais proveitosa, eles trouxeram imagens e manchetes que acharam interessantes.

De Que Juventude é essa? Exploração na Escola Maria Juvenal e Av. Paulista.
Tudo isso serviu como preparação para nossas primeiras explorações.
Foram divididos 3 subgrupos para realizarem as exploração pela Escola Maria Juvenal e Avenida Paulista nos próximos dias desta semana, a fim de investigarem quais eram as potencialidades, desafios e dilemas dos jovens destes espaços.
Foi uma primeira experiência para quase todos, de entrevistar outros jovens, tendo um foco e com a visão de que teriam que produzir algo com essas informações.
Na escola os jovens tiveram que aproveitar o espaço do intervalo para realizar as entrevistas com outros jovens, já na Paulista eles tiveram mais liberdade para circular e exploraram 3 espaços diferentes, Prédio da Gazeta, Estação de metrô Paulista e Parque Trianon.

De Que Juventude é essa? Exploração na Escola Maria Juvenal e Av. Paulista.


De Que Juventude é essa? Exploração na Escola Maria Juvenal e Av. Paulista.


De Que Juventude é essa? Exploração na Escola Maria Juvenal e Av. Paulista.
De Que Juventude é essa? Exploração na Escola Maria Juvenal e Av. Paulista.
5 Minutinhos de Fama... 
Durante as abordagens na Avenida Paulista alguns jovens participaram de uma entrevista para a TV Gazeta e Record, o que animou ainda mais a exploração.

De Que Juventude é essa? Exploração na Escola Maria Juvenal e Av. Paulista.

4ª Semana - Fortalecendo a Amizade
Essa semana foi marcada pelo trabalho de fortalecimento de identidade de cada jovem para que pudessem se sentir parte importante e integrante do grupo.
Retomamos os combinados que foram feitos e para melhor ilustrar o assunto, ouvimos a música do Lenini, Do'it (faça).

De Estabelecendo combinados e fortalecendo as relações
As reações foram diversas, alguns gostaram da música, outros nem tanto, muitos nunca tinham escutado, essas reações abriu espaço para uma outra discussão, como aceitar ou melhor, conviver com a diversidade musical?
Foi aí que surgiu a idéia de para cada semana, durante o intervalo, os jovens irão trazer músicas selecionadas por eles mesmos de diversos estilos musicais, desde o rap, passando pelo funk, samba, MPB ao Rock, entre tantos outros. A proposta é que através da música consigamos trabalhar com diversas questões, diversidade, respeito, cultura...
Voltando ao assunto dos combinados, o grupo decidiu que no último dia do mês que tivermos encontro, faremos uma comemoração dos aniversariantes, para isso eles produziram um painel com os nomes e ficaram bastante animados, afinal de contas, quem não gosta de festinha?

De Estabelecendo combinados e fortalecendo as relações
Para proporcionar um maior entrosamento entre esses jovens, realizamos uma dinâmica que consistia em compartilhar com o outro suas histórias de vida, experiências marcantes, lembranças da infância ... primeiro em duplas, depois em grupos com 4 jovens e para finalizar cada sub-grupo escolheu uma história para compartilhar com o “grupão”.



De Estabelecendo combinados e fortalecendo as relações
Esse momento foi marcado pela emoção, confidências e um vínculo maior entre eles, já que com essa troca todos puderam conhecer um pouquinho mais sobre o outro.
Para dar mais autonomia ao jovem e envolvê-los cada vez mais no PJU, fizemos a divisão de tarefas em grupos por semana, onde cada grupo ficou com a responsabilidade desde a organização do espaço, materiais utilizados nos encontros e preparação do “lanche” para os intervalos.

Cartografia do grupo

Descobrir-se como parte integrante e importante de um grupo parece fácil mas não é tão simples assim...  a dinâmica das cadeiras ajudou e muito os jovens a observarem o quanto que alguns elementos são necessários para o melhor desempenho  e andamento dos nossos trabalhos daqui para frente.

De Estabelecendo combinados e fortalecendo as relações


De Estabelecendo combinados e fortalecendo as relações
O comando era o seguinte...  2 equipes seriam formadas e cada uma delas estariam posicionadas em um lado da sala, uma equipe de frente para outra, eles escolheram um nome para cada grupo, Equipe “NóIs” Que Tah! e Equipe É NóIs Queiroz!, o que deixou a “brincadeira” muito mais animada, as equipes tinham que pensar rápidamente em uma estratégia para alcançar o objetivo, chegar do outro lado da sala em cima da cadeira sem colocar os pés no chão... mas teria que ser todos da equipe...alguém acha impossível?
Claro que isso rendeu muitas risadas, mas ao final dessa experiência eles puderam observar o porquê de uma das equipes ter conseguido alcançar a meta e a outra não.
A empolgação foi tanta, que através de uma votação foi dado um nome ao grupo... Eh nóis que tah!... Aaaah muleeeeke!!! rsrs

De Estabelecendo combinados e fortalecendo as relações
Também surgiu a história da criação de camisetas mas essa pauta vai ficar para ser fechada em um outro dia.
Ah... encerramos a semana com a confecção do Diário de Bordo, que foi muito bem aceito pelos jovens e que será sorteado entre eles no final da nossa caminhada.

De Estabelecendo combinados e fortalecendo as relações

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