sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Acompanhamento dos Projetos

Depois do período de formação, queimar a cuca e preparação para banca...Chegou a hora mais divertida, a hora de executar os projetos...
Na semana do dia 16 de agosto de 2010, os grupos por projetos reuniram-se com os seus assessores para um primeiro diálogo, ajuste dos cronogramas e readequação dos orçamentos.

RETRATOS - UM CLICK PARA EDUCAÇÃO
Objetivo do projeto: Sensibilizar a percepção dos jovens do ensino médio das escolas públicas para a valorização do ambiente escolar como um espaço de convivência e educação, por meio de fotos produzidas com celular.
De Projeto Retratos - Um Click para Educação


O Primeiro encontro do grupo foi realizado no dia 16 de Agosto com a presença do assessor Andre Bueno.
Algumas funções do projeto foram redefinidas para que os jovens pudessem cumprir com as demandas até o próximo encontro com o assessor, dentre elas, a divulgação na escola Maria Juvenal e Evandro Cavalcante, além da confecção do banner para exposição e fichas de inscrições dos alunos, bem como a definição do tema para exposição.

GRAFITANDO E EDUCANDO
Objetivo do projeto: Produzir grafites e ‘’lambes’’ em muros de escolas publicas e muros da comunidade, transmitindo uma mensagem educativa
De Projeto Grafitando e Educando

O primeiro encontro do grupo ocorreu no dia 17 de Agosto junto com o assessor Mauro do projeto Imargem. O assessor conversou sobre sua experiência artística e os jovens apresentaram a proposta do projeto. O grupo pensou na forma de aplicação do Lambe lambe que vão utilizar, no caso a figura da Monalisa cortada em três partes, uma em cada muro das três escolas para retratar a Arte Classica com a Arte periférica. Elencaram também todos os materiais que vão precisar para iniciar as intervenções. Agora o grupo se prepara para iniciar as intervenções...

REVISTA ZONG
Objetivo do projeto: Permitir que o jovem conheça um pouco mais de seu próprio bairro, de forma ampla, contribuindo para sua formação educacional e fazendo com que ele tenha um conhecimento sobre acontecimentos e assuntos de seu interesse.
O primeiro contato com a assessora Vania Correia ocorreu no dia 17 de Agosto. A assessora explicou o passo a passo para chegar num resultado de uma revista. Conversaram também sobre as possíveis matérias que poderiam compor a revista.


Como demanda o grupo ficou responsável em visitar a escola e trocar idéias com os alunos para colher opiniões e sugestões de temas de interesse juvenil. Na mesma semana Fizeram um grande cartaz com a seguinte frase: “O que você gostaria de vê em uma revista jovem?” Fixaram no pátio da escola Maria Juvenal (período da manhã) juntamente com uma urna para que os jovens pudessem depositar suas sugestões. Os jovens retornaram bem otimistas com os resultados. No encontro desta semana, a assessora trouxe um novo cronograma com todas as etapas importantes para conceber o produto (a revista) além de um conteúdo programático que contribuirá com a formação deles. Neste encontro os jovens com a assessora definiram também o projeto editorial, editorias, levantamento, distribuição de pautas e a construção do espelho da revista. No próximo encontro os jovens passarão por um processo de formação para iniciar o processo de cobertura jornalística e entrevistas.
 
INCENTIVADORES DA LEITURA
Objetivo do projeto: Transformar as bibliotecas das escolas em um espaço mais acessível, agradável, dinâmico e participativo, incentivando os jovens de escolas públicas à leitura.
Os jovens do projeto iniciaram as atividades uma semana antes da chegada da assessora, visitando o espaço da ONG Comunidade Cidadã, onde será montada a biblioteca modelo, organizaram os livros e descartaram o que não irão utilizar. O primeiro encontro dos jovens com a assessora Marcia da Instituição A Cor da Letra, ocorreu no dia 20 de agosto, em que conversaram sobre os diferentes modelos de bibliotecas, a forma de organização e ambientação do espaço de leitura. Para dar embasamento aos jovens, a assessora propôs algumas visitas a bibliotecas públicas e particulares da Cidade para que os jovens pudessem buscar referencias e a partir disto buscar idéias para montar a biblioteca modelo que possam atrair o seu público alvo.
De Projeto Incentivadores da Leitura

Os jovens visitaram a biblioteca Pública Belmonte e a Biblioteca particular Vera Cruz, e no encontro de hoje relataram como foi a visita, os espaços que visitaram os detalhes. Os jovens destacaram mais interesse pela biblioteca Belmonte por trabalhar com a temática da cultura popular. Como sugestão da assessora, o grupo participará nos dias 01, 02 e 03 de Setembro do Curso de Capacitação de mediadores de Leitura (curso a paralelo a assessoria) promovido pela Instituição A cor da Letra na EMEF Profª Marina Melander Coutinho para que possa complementar a formação deles dentro do projeto... Agora é aguardar!!!!
 
NA CIDADE DA DIVERSIDADE
Objetivo do projeto: Ampliar o conhecimento dos jovens do ensino médio de três escolas públicas em relação a diversidade cultural na cidade de São Paulo, através da musica, teatro e dança.
De Projeto No Ritmo do Som - Na Diversidade dos Ritmos!
O grupo vem se reunindo constantemente para elaboração do roteiro do musical. No dia 19 de Agosto, ocorreu o primeiro encontro com o assessor Wilson da CIA de expressões Populares Trivolin, o encontro foi breve, o assessor conversou sobre sua experiência e também sobre a historia da CIA. O grupo apresentou a proposta do projeto e fez a leitura do roteiro da peça. Nesta semana, além do Wilson, contamos com a presença da Cris Rosa, diretora Cênica e a Marli Damasceno, coreógrafa e dançarina da Cia Trivolin. As artistas conversaram com os jovens sobre os processos de construção de uma peça e sobre a diversidade dos ritmos. O assessor Wilson convidou duas jovens da CIA para compor o espetáculo e as jovens do projeto convidaram alunos da própria escola para fazerem parte do musical. Na próxima semana iniciarão os ensaios no espaço da Casa de Cultura, a assessora ressaltou que nos ensaios que ocorre os processos de mudanças do roteiro, por isso as jovens deveriam ficar focadas na interpretação. Para isto a artista propôs que os jovens participassem dos encontros do Teatro Vocacional do CEU Vila Rubi (paralelo a assessoria) , para que pudessem agregar e qualificar o espetáculo... Vamos aos ensaios!!!!!!!!!!!
 
ONDA JOVEM!
Objetivo do projeto: Implantar em três escolas públicas da comunidade, uma rádio que trará informações educativas, divulgará eventos da comunidade e musicas que chame e prenda a atenção do jovem no intuito de deixar o ambiente com um aspecto dinâmico e atrativo.
O grupo tem se encontrado esporadicamente para concepção do cartaz de divulgação que ainda não ficou pronto. O primeiro encontro com o assessor estava agendado para o dia 23 de agosto, porém não ocorreu, pois o assessor teve alguns problemas pessoas, ficando o primeiro encontro agendado para o dia 02 de Setembro.

3 comentários:

TRIVOLIM - CIA DE EXPRESSÕES POPULARES disse...

Olá, a experiência e a troca tem sido bastante positiva, assim acreditamos, tanto tem acrescido à Cia Trivolim (Trivolim - Cia de Expressões Populares) quanto às participantes (acompanhamento de várias práticas culturais, o contato com outros fazeres culturais, e isso, com certeza acrescenta ao projeto delas, que é excelente!!). Pequeno acerto no texto postado: a Cristiane (Cris Rosa) é a Diretora Cênica e a Marli Damasceno - Coreógrafa e dançarina da Cia Trivolim, ok!? Abraços e ótima postagem, iniciativas lindas e necessárias de tod@s @s jovens urbanos, parabéns galera!!!

Zaninha disse...

Olá Wilson, muito obrigada pelos comentários. hoje estive com as jovens do projeto, e pelo visto estão gostando muito da assessoria da CIA Trivolin! Agora, estão ansiosas para iniciar o Teatro Vocacional. Vamo que vamo... Ah, farei a correção da pastagem! Grande abraço!

Elisângela Duarte

André Bueno disse...

Boa Zana!!!
Tá muito bacana o Blog!
Espero que todos projetos do tragam bons frutos e perspectivas para todos
beijãoo
André Bueno