Iniciamos a primeira etapa do planejamento com os jovens.
Conversamos sobre a importância de se planejar junto com a gente as próximas etapas do programa e que se tratava de uma “opção política”. A partir daí conversamos sobre o que era de fato a participação política, de como podemos ser participativos mesmo sem estar envolvidos diretamente na política partidária. Alguns jovens questionaram e outros colocaram exemplos da escola em que tiveram que “ter atitude” para mudar certas questões. Explicamos como seria o processo de validação e a metodologia do encontro.
Os jovens receberam os educadores de formas variadas: intervenção circense de clowns, mostrando um pouco do que haviam produzido durante esses primeiros momentos do PJU, apresentação dos vídeos, poesias e painéis sobre as explorações e experimentações ocorridas.
http://comunidadepju.blogspot.com/2009/11/planejando-junto.html
Conversamos sobre a importância de se planejar junto com a gente as próximas etapas do programa e que se tratava de uma “opção política”. A partir daí conversamos sobre o que era de fato a participação política, de como podemos ser participativos mesmo sem estar envolvidos diretamente na política partidária. Alguns jovens questionaram e outros colocaram exemplos da escola em que tiveram que “ter atitude” para mudar certas questões. Explicamos como seria o processo de validação e a metodologia do encontro.
Os jovens receberam os educadores de formas variadas: intervenção circense de clowns, mostrando um pouco do que haviam produzido durante esses primeiros momentos do PJU, apresentação dos vídeos, poesias e painéis sobre as explorações e experimentações ocorridas.
http://comunidadepju.blogspot.com/2009/11/planejando-junto.html
Avaliação do processo de planejamento. Os jovens avaliaram a atividade de planejamento com os educadores das outras organizações. Vejam alguns relatos em: http://comunidadepju.blogspot.com/2009/11/planejamento-turma-da-manha_23.html
Explicamos aos jovens a proposta de, nas próximas atividades, conhecer um pouco do que cada território do PJU poderá proporcionar. Ressaltamos que as atividades estariam no campo de experimentação, apesar de algumas terem mais cara de exploração. Conseguimos fechar visitas para alguns locais interessantes da cidade e outras atividades que aconteceriam no espaço em que o PJU acontece.
Começamos trabalhando o território de POLÍTICAS PÚBLICAS. Aconteceu um debate sobre Educação no Grajaú onde os jovens discutiram junto com representantes de diversas organizações e das diretorias de educação a situação da educação no Grajaú. A atividade foi promovida pela Rede Grajaú de Cidadania em parceria com a Comunidade Cidadã. Veja mais em:
http://comunidadepju.blogspot.com/2009/12/jovens-urbanos-participam-de-debate.html
No mesmo dia aconteceu a Mostra VAI 2009 onde diversos grupos culturais da região se apresentaram mostrando a arte que se produz na periferia. Esta atividade compôs o território das ARTES. Os jovens assistiram a peça “O que foi Dito” com a direção da educadora Elisângela. Além disso, participaram das diversas atrações que aconteciam no palco externo do Pólo cultural com algumas bandas e intervenções artísticas no calçadão.
No território do MUNDO DO TRABALHO Convidamos uma jovem graduanda de psicologia que trabalha na área de RH, para bater um papo com os jovens sobre os principais campos de atuação no mercado de trabalho, as formas de trabalho mais comuns e as formas de se fazer um currículo e de atuar em uma entrevista.
A primeira experimentação externa aconteceu na Estação Ciência – USP como proposta de conhecer o território das CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS. Lá os jovens puderam conhecer e entender sobre a estrutura do corpo humano, da terra, e aproveitaram para se divertir e apreciar os experimentos interativos da física, astronomia, entre outros. Infelizmente o tempo curto não permitiu que víssemos todas as áreas do espaço, mas a experiência valeu muito.
http://comunidadepju.blogspot.com/2009/12/producao-da-experimentacao-dos.html
http://picasaweb.google.com/JOvensUrbanOs5/ExperimentacaoCienciasETecnologiasEstacaoCiencia#
Pegando o gancho da saída anterior, fomos conhecer a Praça Victor Civita em Pinheiros, um espaço que antes era o destino de parte do lixo da cidade, foi revitalizado e tornou-se uma praça onde acontecem atividades sobre o meio ambiente, consumo consciente, entre outras. Além de conhecer todo o espaço, sua história, os jovens puderam participar de uma oficina de reaproveitamento de embalagens recicláveis.
http://picasaweb.google.com/JOvensUrbanOs5/ExploracaoExperimentacaoAPracaVictorCivita#
Fomos ao Museu da língua Portuguesa para, no campo do território ESCOLAR E DAS LETRAS, conhecer a exposição “Cora Coralina – Coração do Brasil”. Além da exposição que chamou muita a atenção dos jovens, pelo contexto histórico. Os jovens se divertiram com a dinâmica das palavras e no final da exploração aproveitaram para apreciar o parque e a estação da luz, e no final da exposição, todos receberam um caderno com a bibliografia da artista Cora Coralina. Vejam as fotos da atividade
http://picasaweb.google.com/JOvensUrbanOs5/ExperimentacaoTerritorioEscolaresEDasLetrasMuseuDaLinguaPortuguesa#
No campo da SAÚDE, ESPORTES E LAZER fomos ao Sesc Interlagos explorar a trilha ecológica no interior do clube. Todos os jovens presentes não conheciam a trilha, mas apenas as quadras e as piscinas do Clube. Fomos recebidos pela Turismologa Camila, que além de nos apresentar a trilha e sua diversidade ecológica, nos apresentou as casas de sapê da exposição Okara -Cultura dos povos indígenas
http://picasaweb.google.com/JOvensUrbanOs5/ExperimentacaoSaudeLazerEEsporteSescInterlagos#
Participação da entrega do projeto da Comunidade Cidadã pela ESPM
No dia 10 de Dezembro, os jovens da Comunidade Cidadã participaram da entrega do Projeto (TCC), realizado pelos universitários da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Os jovens acompanharam a exposição e os resultados do trabalho.
http://comunidadepju.blogspot.com/2009/12/cobertura-ao-vivo-na-espm.html
Cultura de Paz também se aprende na escola
Os jovens participaram do festival Arte pela Paz do projeto “Cultura de Paz também se aprende na escola.” Os jovens produziram poesias e desenhos com base no tema: “Cultura de Paz também se aprende na escola?”. O evento aconteceu numa escola estadual em um bairro próximo e contou com a presença de várias crianças e adolescentes da escola que também participaram do Concurso. No resultado da premiação três jovens do PJU conseguiram ganhar nas categorias Desenho e Poesia.
Finalização do ano... Confraternizar pra fechar
Fizemos uma avaliação do ano com Que bom Que pena e Que tal. Fechamos a data de retorno e quais os planos para o próximo ano. Combinamos a nossa confraternização num sítio junto com as pessoas que participam de outros projetos da comunidade Cidadã...
Assim concluímos essa primeira etapa do PJU apenas apresentando um pouco do que o programa pode proporcionar e preparando o terreno para muitas reflexões e ações em 2010...
Continuem acompanhando o Boletim do Educador...
Até a próxima ....
Um comentário:
OI gente, tudo bem???
Um grande 2010 para todos aí da Comunidade Cidadã.
Está bacana o blog, viu...tô aqui na torcida para ver o que está rolando em 2010 neste 2º momento - Vidas na Cidade.
Aquele abraço!
Edson
Postar um comentário