sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Exploração no Parque da Juventude

E por falar em Juventude e participação política discutida há semanas atrás, por meio do Guia Catraca Livre, os jovens escolheram um lugar pouco conhecido até mesmo pela Juventude da Cidade, “O Parque da Juventude”.  
De PJU no Parque da Juventude

Saber que naquele espaço funcionou um dos maiores presídios do país e da América Latina, foi a principal motivação que levou os jovens a embarcar na estação Carandiru. Lá circularam pelas “Ruinas “ que deram espaços a selas e pátios.
De PJU no Parque da Juventude
Ao final exploramos a Biblioteca São Paulo, com direito a descanso nos Puffs das salas de leitura e curiosidades como os Livros Digitais.
De PJU no Parque da Juventude

Durante a avaliação da Exploração muitos sentimentos foram compartilhados em escritas:
“Não critico o Parque, ele é muito bom, e a biblioteca é perfeita, mas me revolta pensar no que aconteceu ali. Quantas esperanças foram destruídas e sonhos de uma vida diferente. Talvez não seja a intenção deles. Só que para mim foi como se quisessem construir uma coisa boa tentando passar uma borracha no que aconteceu...” Cátia Rios, 15 anos.


"Foram sensações um pouco ruins. Depois de tantas mortes naquele local eu senti um pouco de tristeza e ao mesmo tempo tranqüilidade sobre o silencio e verde do parque.   
Tristeza porque parei pra refletir sobre as pessoas que morreram. E as famílias das vítimas, como elas reagiram depois da morte dos presidiários?" Daniela Santos, 15 anos


Elisângela Duarte

Nenhum comentário: