segunda-feira, 30 de julho de 2012

Política e Juventude

“Que continuemos a nos omitir da política é tudo o que os malfeitores da vida pública mais querem.
Bertold Brecht

Falar de política para alguns é um assunto muito instigante, mas bem sabemos que para a maioria das pessoas incluindo os jovens não é nada estimulador.
Isso porque a maioria das pessoas associa a política com figuras mais do que conhecidas na nossa sociedade, os políticos, para muitos, grandes vilões! E será que não são?
Mas peraí, é só isso? Quando perguntamos aos jovens o que é política para eles as respostas foram: é um monte de gente que rouba, política é uma coisa muito chata e a grande maioria acredita que fazer política é papel exclusivo dos políticos.
A sacada é entender que fazemos política no nosso dia a dia, o tempo todo, em situações tão comuns que nem percebemos.

De Oficina de Rádio Blog_Manhã
Nossa aposta foi discutir com nossos jovens sobre nossa participação política, como e onde podemos contribuir com nossas ações.
E para adensar nossa roda de conversas, assistimos ao filme “Uma onda no ar”, baseado na história de quatro amigos que sonham em criar uma rádio que possa dar voz aos moradores de sua comunidade, a partir daí nasce a Rádio Favela. O filme veio como um exemplo de participação política desses jovens que surge a partir do desejo em transformar suas realidades.

De Oficina de Rádio Blog_Manhã
E para dar um pouco mais de sentido à toda essa discusssão, os jovens também tiveram uma oficina de rádio blog com o Felippe e a Taís, jovens urbanos da 5ª edição que a partir de suas experiências com a experimentação de rádio no PJU tiveram o interesse em trabalhar na área da comunicação. Hoje eles desenvolvem um projeto de rádio apoiados pelo VAI.

De Oficina de Rádio Blog_Manhã

De Oficina de Rádio Blog_Manhã
Dá uma olhada no que resultou nossas conversas sobre políticas públicas somados a oficina. É só entrar no link abaixo e dar o play...
http://soundcloud.com/felippe-lima-1/programa-final
Finalizamos a semana com uma exploração à Câmara Municipal, onde os jovens tiveram a oportunidade de conversar com o Vereador Alfredinho e conhecer um pouco sobre as propostas voltadas à juventude.

De Exploração à Câmara Municipal


De Exploração à Câmara Municipal


De Exploração à Câmara Municipal


De Exploração à Câmara Municipal

Nenhum comentário: