terça-feira, 30 de agosto de 2011

Do nascer ao pôr do Sol: Explorações livres e optativas

Olá seguidores de nossa comunidade virtual,


Chegando ao final da trajetória ÂNCORA e com a aproximação do início INVENTIVA as idéias de projetos jovens começam a aparecer. Pensando numa forma de contribuir com a ampliação do repertório dos jovens -  em relação a as idéias jovens - combinamos com as turmas a realização de Explorações Livres e Optativas.

Como funciona?

Semanalmente, de forma livre, os jovens escolhem o que querem explorar. Escolhem quantas explorações querem realizar e organizam-se e grupos livres. Os locais, e a quantidade, de explorações são escolhidos a partir de alguns critérios:

1. O local a ser explorado que fazer parte do nosso semáforo, ou seja, do Planejamento Jovem;

2. O grupo todo tem que ter disponibilidade do dia e horário escolhido, e o agendamento não pode interferir em outros compromissos do programa (como as experimentações, explorações agendadas para todo o grupo ou dia e horário de aula na escola ou curso);

3. O grupo precisa justificar, dentro dos parâmetros do programa, a importância de ir explorar o local escolhido;

4. O grupo deve se comprometer a tirar fotos e preparar um breve relato de socialização da exploração para a turma - reforçando a proposta de letramento;

Fizemos a primeira semana de testes e houve boa aceitação entre as turmas!

Percebemos que promovendo essa ação:
 - que os jovens se sentiram mais motivados a a ir explorar;
 - reforçamos a proposta de autonomia, no momento da escolha de onde ir, na organização livre dos grupos,  na ida a exploração sem acompanhamento de educador e no compromisso de retorno pedagógico da exploração;
- valorizamos o coletivo com a valorização do planejamento jovem;
- demos espaço as individualidades, pois alguns itens do planejamento jovem foram sugestões de pequenos grupos, quando não por um jovem. Quando colocávamos a exploração, que se justificava por estar no planejamento, para o grupo todo alguns se sentiam desconfortáveis. Dessa forma cumpre-se o planejamento jovem mas com cada um indo explorar aquilo que faz sentido para o grupo.
- o programa fica na mão do jovem! Ele passa a explorar aquilo que faz sentido, com um grupo que tem um interesse parecido, ou seja, mais identificado com a proposta, e explora de acordo com seu interesse: buscando subsídios para sua produção, por curiosidade, por interesse relacionado ao mundo do trabalho ou curso que deseja fazer, enfim - é o jovem quem decide pra serve a exploração!

Em breve traremos a esse blog mais resultados dessa experiência. Confiram nos próximos posts.

Um abraço e até breve!

Um comentário:

PJU - Consultoria disse...

Parabéns equipe PJU Comunidade Cidadã.

Essa dinâmica de exploração é muito boa porque dá sentido ao "planejamento jovem", assim os jovens percebem o que eles sugeriram está sendo colocado em prática e o mais interessante é que colabora com a prática da circulação dos jovens na cidade para além do programa.

Grande abraço a tod@s jovens urbanos da comunidade cidadã.