segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sexualidade: Relações de Gênero e Diversidade Sexual

É impossível falarmos de sexualidade e não abordarmos as relações de gênero e a diversidade sexual.
Para esse encontro, utilizamos alguns dos materiais fornecidos pelo Sou da Paz usados na formação dos educadores.
Iniciamos com as questões sobre as relações de gênero, como essa construção é dada e como muitas vezes homens e mulheres reafirmam posturas que inferiorizam as pessoas do sexo feminino.

De Sexualidade
Porque rosa é cor de menina e azul cor de menino? Porque meninas brincam de boneca e meninos de carrinho? Quem disse que homem não pode chorar? Porque as mulheres na maioria das vezes estão em profissões que exigem mais cuidado e delicadeza enquanto os homens naquelas que exigem força, domínio e raciocínio? Será que de fato a mulher age com o coração e o homem com a razão, porquê?

De Sexualidade
Foram tantas as perguntas, os questionamentos e que os jovens nunca tinham parado para pensar em todos esses porquês.
E o que tudo isso tem a ver comigo e com você?
São afirmações que são passadas de geração em geração e que influenciam totalmente na nossa postura e provavelmente na forma com a qual vamos criar nossos filhos.

De Sexualidade
Foi feita uma dinâmica com os jovens em que eles livremente iam escrevendo no flip chart coisas que na opinião deles ou que haviam aprendido ser de mulher e coisas de homem, desde atitudes, afirmações, posturas, qualquer coisa desde que caracterizava-se sendo coisas de homem e coisas de mulher.

De Sexualidade
Coisas de Mulher  
Atividade doméstica;
Se arrumar;
Cuidar dos filhos;
Servir ao marido;
TPM;
Sair só com as amigas;
Ser responsável;
Estudiosa;
Ser caseira;
Delicada;
Fragilidade;
Comportada;
Moda;
Depilação;
Chorona;
Boneca;


Coisas de Homem
Jogar bola; 
Soltar pipa;
Brigar;
Tomar cerveja;
Ir no bar;
Ser macho;
Trabalhar;
Ser corajoso, peito de ferro;
Ser motoboy;
Dirigir;
Não chorar;
Pegar todas as minas;
Valente;
Carro;
Ir no estádio de futebol;
Ser forte;
Sustentar a casa;

De Sexualidade

Foi bem divertido, eles iam escrevendo e questionando entre eles o porque que por exemplo dirigir é coisa de homem, porque que as atividades domésticas é coisa de mulher?

De Sexualidade
Após densa conversa, apresentamos em slides diversas imagens que reforçam as diferenças entre os gêneros.


Os jovens discutiram bastante sobre as desigualdades de gêneros e foi interessante vê-los perceberem como no dia a dia muitas vezes nós reproduzimos essas desigualdades e como elas atingem na nossa formação como pessoas humanas.  

De Sexualidade
Falando sobre a diversidade sexual...        
O maior objetivo em abordar o tema era proporcionar aos jovens mais esclarecimentos e informações para assim ajudar a diminuir posturas homofóbicas e preconceituosas que muitas pessoas têm.
Para essa pauta também utilizamos o material fornecido pelo Sou da Paz, Gênero fora da Caixa.
Através de slides que foram projetados no telão, discutimos sobre o que é diversidade sexual, homofobia, preconceito, homossexualidade entre outros assuntos que permeiam essa conversa.

De Sexualidade
O que ficou claro para todos é que independente da orientação sexual de cada um o que vale mesmo é sempre respeitar o outro, porque todos somos cidadãos que pagam impostos, tem seus direitos e deveres.

De Sexualidade
Finalizamos toda essa discussão sobre sexualidade, relações de gênero e diversidade sexual elencando com os jovens quais são os valores e idéias que a sociedade tem e reafirma no dia a dia sobre essas questões que foram discutidas, quais são as instituições que afirmam esses valores e as consequências que atingem essa sociedade?

De Sexualidade

De Sexualidade
É isso aí galera!

Nenhum comentário: