segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sexualidade: Afinal de contas o que é?

Como temos o grupo completo somente na terça-feira, aproveitamos esse dia para socializarmos as experimentações. 

De Sexualidade
Os jovens leram seus textos sobre como está sendo as experimentações e as jovens do Corpos que Brincam aproveitaram para fazer um exercício de aquecimento com a turma que tinham aprendido na oficina anterior.

De Sexualidade
Com as mãos unidas teríamos que esfregar bem uma contra a outra e quando as mãos estivessem bem quentes era só soltá-las e posicioná-las abertas e para frente, segundo nos disseram a sensação é que esse aquecimento dá uma espécie de "choquinho", o fato é que ninguém sentiu a tal sensação, mas o exercício nos rendeu boas risadas para começarmos a semana.

De Sexualidade
Nossa pauta da semana é falarmos sobre sexualidade. É impressionante como os jovens estavam ansiosos para falar sobre esse tema, complexo e instigante.
Segundo fascículo Sexo e (é) muito mais do Guia Unicef, sexualidade se refere às nossas preferências e experiências sexuais, à descoberta da nossa identidade e atividade sexual, que reflete o nosso jeito de ser e de agir.
Para iniciar o bate-papo, a educadora perguntou à eles o que vinha na cabeça sem pensar muito quando o assunto é sexualidade?

De Sexualidade
Com alguns sorrisinhos daqui e dali eles foram falando enquanto a educadora anotava o que diziam no flip chart.
Eles elencaram algumas palavras que na opinião deles está relacionada com a sexualidade: sexo, drogas, gravidez, aborto, métodos contraceptivos, futuro, escolha, prostituição, dinheiro, doenças... entre outras respostas.

De Sexualidade
A educadora usou o fascículo Sexo é (e) muito mais temas da cartilha do Unicef como referência para fomentar o diálogo com os jovens.
Num segundo momento, os jovens assistiram ao filme: Sonhos Roubados de Sandra Werneck que conta a história de 3 adolescentes que vivem na periferia carioca, suas relações com a família, com o dinheiro e com a sexualidade.

De Sexualidade
Os jovens assistiram ao filme na sala de cinema que fica encostada à Casa de Cultura. Eles ficaram bem atentos e envolvidos com as histórias das meninas.
Avaliando o filme, os jovens perceberam alguns pontos em comum com as respostas que tinham dado sobre sexualidade.

De Sexualidade
Entre alguns dos pontos elencados pelos jovens ao que se refere à sexualidade está a questão da gravidez na adolescência, inclusive aparece fortemente no filme assistido por eles.
Para fomentar essa conversa, os jovens fizeram a leitura dinâmica da fotonovela "Entre fraldas e cadernos" cartilha da Unicef.
De Sexualidade
O texto mostra quais os diversos olhares sobre uma gravidez não planejada e na adolescência, a visão da jovem mãe, do pai, dos familiares e pessoas mais próximas e o futuro, qual será o futuro dos mais envolvidos?

De Sexualidade
A partir da leitura, os jovens mostraram suas opiniões sobre o assunto, amadureceram algumas idéias e conversaram muito sobre as consequências de toda e qualquer ação.


Nenhum comentário: