segunda-feira, 18 de julho de 2011

Relações de gênero é sexualidade! No Pôr do Sol

Como previsto no planejamento jovem realizamos uma atividade sobre Sexualidade. Para iniciarmos a nossa discussão, perguntamos aos jovens o que é SEXUALIDADE?
De Sexualidade: Relações de Gênero


“... é quando uma pessoa começa a ter interesse por sexo e entender e praticar”.

“... é uma opção sexual de cada pessoa”.

“É tudo aquilo que envolve, ou seja, a descoberta do seu corpo, a primeira relação sexual... 

“... a opção sexual de cada um (...) mas não é só sexo...”

“... é quando você entende pra que serve o seu corpo”.

“... é o conjunto de regras referentes ao comportamento de homens e mulheres”.

Ao solicitarmos que os jovens se identificassem nos textos, muitos ficaram envergonhados e entregaram suas filipetas somente no final do encontro e sem identificação.  A maioria das respostas estavam voltadas para relação sexual.

Para apimentar a discussão assistimos ao filme Sonhos Roubados que apresenta “a historia de três Moradoras de um bairro pobre da periferia do Rio de Janeiro, (que) eventualmente se prostituem para sobreviver e satisfazer seus desejos de consumo”(...) 

Gravidez na adolescência, prevenção e DST já são temas bastante abordados em diversos espaços juvenis. Os jovens mencionaram que conseguem informações nas UBS’s, escolas e em outros espaços. 
Pensando nisso, abordamos o tema "Relações de Gênero", para que pudéssemos entender como o homem e a mulher são vistos na sociedade.

De Sexualidade: Relações de Gênero
Os jovens extraíram situações do filme que assistiram e discutiram a influencia da família e da sociedade nos padrões sociais, e depois criaram um cartaz com imagens de mulheres e homens em situações pouco comuns (Guia do Instituto Sou da Paz: Gênero fora da caixa), e nas imagens adicionaram alguns adjetivos representando o que enxergam nas figuras.

De Sexualidade: Relações de Gênero
Alguns jovens trazem em seus discursos um posicionamento machista ou preconceituoso em relação a mulher, mas conseguimos abordar alguns elementos que contribuíram para reflexão e discussão do grupo.

De Sexualidade: Relações de Gênero
De Sexualidade: Relações de Gênero
Transitamos também por algumas questões sobre diversidade sexual. As diferenças em homossexualismo e homossexualidade, identidade de Gênero e orientação sexual, sem deixar de falar da homofobia, assunto muito presente na mídia atual.

Nenhum comentário: