sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ler para Ser- No Pôr do Sol 26/07




Ler para ser?!!
Durante o PJU os jovens são motivados a leitura e escrita por meio do diário de bordo e das produções. Mas é o suficiente? 
Discutir a leitura também faz parte do nosso planejamento e pensando nisso os Jovens Urbanos viajaram e mergulharam nos mais diversos tipos de leitura. Como foi isso? 
Chega mais, pega um banquinho que vamos narrar pra você!
De Avaliando a exploração ao Museu Afro e Ler para ser

Eu preciso Ler para escrever melhor?

Os jovens tentaram responder a esta pergunta, e nesta tentativa discutiram se realmente a leitura é importante para uma boa escrita e para se ter oportunidades. Foi divertido e reflexivo. 
Um pouco de história sobre a origem da leitura resgatada do século passado, dos quadrinhos aos clássicos da literatura e a influência da mídia na perda do hábito de leitura, tudo isso fez parte da discussão. 
Nenhuma conclusão exata, mas opiniões que trouxeram reflexões de que a leitura influencia na escrita e na opinião.  

De Avaliando a exploração ao Museu Afro e Ler para ser


Há aqueles que se interessam por revistas, jornais, livros ou quadrinhos, isso não importa tanto, o importante é habituar-se a leitura. 
Neste sentido, em subgrupos, os jovens foram até o Ponto de Leitura Graciliano Ramos na Casa de Cultura e escolheram os livros que mais os agradavam e quais documentos seriam necessário para empréstimos dos livros. 

De Avaliando a exploração ao Museu Afro e Ler para ser


De Avaliando a exploração ao Museu Afro e Ler para ser

No final do encontro lemos o texto “Quem lê enxerga melhor” de Sergio Vaz, como motivação e inspiração para o exercício do dia seguinte: ler livros dentro do trem, seguindo para Biblioteca São Paulo no Parque da Juventude.

Explorando a Biblioteca São Paulo 27/07

De Bilhetes




De Explorando a Biblioteca São Paulo


"No ônibus por exemplo, só poderia ter direito a sentar quem tivesse um livro na mão". (Quem lê escreve melhor - Sergio Vaz)

De Explorando a Biblioteca São Paulo
"Quem Lê sabe para onde o ônibus está indo, sabe quando descer e onde fica o ponto final. E que há placas que indicam contra-mão, e outras que seguem adiante. Só é proibido estacionar". (Quem lê escreve melhor - Sergio Vaz)

De Explorando a Biblioteca São Paulo
Descemos na linha Amarela do metrô, vários lances de escada rolante para fazermos baldeação até a estação Carandiru. Foi uma das melhores experiências do grupo, afinal nenhum dos jovens havia passado pela nova estação. Momentos de descontração e admiração.
Chegamos ao Parque da Juventude e fomos recebidos pelo ex-educador do PJU da ONG Projeto Anchieta Daniel que agora trabalha na Biblioteca São Paulo e o coordenador de atividades Silvio, que nos deu a atenção necessária do inicio ao fim da visita.
Nos encantamos com a biblioteca, um espaço interativo e convidativo. Alguns jovens aproveitaram que estavam com o comprovante de endereço e RG do empréstimo dos livros do Ponto de Leitura e fizeram a carteirinha da Biblioteca São Paulo. 


De Explorando a Biblioteca São Paulo
Após guardar as mochilas e receber as orientações sobre o espaço, os jovens se espalharam pelas sessões da biblioteca e se divertiram e vibraram com os mais variados livros e alternativas de leitura. Tudo ao mesmo tempo: internet, sarau e livros... muitos livros, dentro de um espaço dinâmico e atrativo. 

De Explorando a Biblioteca São Paulo
De Explorando a Biblioteca São Paulo
No final alguns jovens fizeram empréstimos de alguns livros e o combinado é de retornamos após um mês para devolvê-los e curtir mais o espaço da Biblioteca São Paulo.
Na ida foi tranqüilo sentar e fazer minutos de leitura, o mais difícil foi no retorno, horário de pico, em pé, não dá Pra Ler!

Nenhum comentário: