quinta-feira, 28 de julho de 2011

Aprender na Cidade- No Pôr do Sol


Formas de aprender na cidade?

Os Jovens Urbanos e a Escola caminham juntos. E nesta semana discutimos formas de aprender na cidade as disciplinas que a escola propõe. Difícil imaginar que a escola está na cidade? 
Mas os jovens urbanos conseguiram apontar áreas do conhecimento nos espaços que exploramos através do semáforo de transito construído na semana anterior. 
De Aprendendo na Cidade

De Aprendendo na Cidade
Para concretizar a discussão falamos sobre o Museu Afro e suas características. Para alguns jovens no museu aprendemos História, para outros a Arte e neste sentido partimos no dia seguinte para o Museu Afro.

Exploração ao Museu Afro - No pôr do sol  13/07











De Aprendendo na Cidade

Fomos recebidos pela educadora Cintia, que circulou com os jovens pelos espaços do Museu Afro, e a cada espaço visitado um momento de reflexão e discussão, ficando em destaque a discussão sobre religiosidade.


Avaliando a atividade  

Apesar de toda dinâmica de experimentação, explorações e atividades não deixamos de avaliar as nossas explorações. E o que os jovens acharam do Museu Afro?
Foram dadas algumas questões norteadoras para que respondessem:

1 – Você conhecia o Museu Afro? Como foi a experiência de conhecer a história do Museu?
2- A proposta do museu se identifica com alguma disciplina escolar? Porque?

“Foi interessante, consegui obter maiores conhecimentos sobre a arte e a história do povo Africano, e também as suas influências no Brasil”. (Denise, 16 anos)

“Com a matéria de história, onde voltamos ao passado para conhecer a história daquele povo, suas culturas e como viviam”. (Paulo Souza, 18 anos)

De Avaliando a exploração ao Museu Afro e Ler para ser

“História e religião, porque retrata a história e a religiosidade dos negros e dos povos antigos da África”. (Fábio, 16 anos)

“Não conhecia, foi interessante conhecer os rituais, as vestimentas da cultura Afro, e quais rituais são realizados por todas as pessoas do mundo, como o casamento, chá de bebê, velório, etc”. (David, 16 anos)

De Avaliando a exploração ao Museu Afro e Ler para ser

“...E bom saber que existe pessoas que se importam com os negros que sofrem tanto preconceito”. (Talita, 18 anos)

“... Com história porque mostra toda a história e trajetória dos negros e como eles conseguiram seus espaços”. (Anderson, 16 anos)

De Avaliando a exploração ao Museu Afro e Ler para ser

Percebemos que é possível aprender na cidade, por isso continuaremos investigando as disciplinas que estão espalhadas nessa megalópole. 
E por onde elas andam?

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