Começamos a semana com a exploração ao Museu da Língua Portuguesa.
Apenas dois jovens conheciam o museu, para os outros foi uma grande novidade.
Eles pensavam que iam chegar e se deparar com livros e mais livros, mas essa exploração foi uma grande surpresa para todos.
O museu é muito interativo e desperta a curiosidade em qualquer pessoa.
Fomos recebidos pela educadora Kátia.
Assim que entramos no elevador já encontramos um diferencial, um mantra é pronunciado na voz do compositor e cantor Arnaldo Antunes, "língua" e "palavra" são pronunciadas em diversos idiomas.
O desafio lançado pela educadora era que os jovens conseguissem entender quais eram as duas palavras pronunciadas dentro do elevador.
No segundo pavimento do museu está a sala Palavras Cruzadas, composta por tótens iluminados e computadores que mostram o significado de várias palavras e origens nas línguas africanas, indígenas, francesas entre outros idiomas.
Os jovens curtiram muito descobrir a origem de algumas palavras e como a influência de outros povos interfere no vocabulário e pronúncia dessas palavras.
A educadora Kátia dividiu o grupo em 2 subgrupos para aplicar uma dinâmica entre os jovens que consistia em através de imagens que ela mostrava adivinhar à qual ditado popular se referia.
Os jovens se divertiram durante o jogo de disputa e depois seguiram para o espaço mais lúdico do museu, o Beco das Palavras, lá você movimenta com as mãos sílabas projetadas no ar e na mesa até formar uma palavra, quando formar você consegue ver o significado dessas palavras, muito interessante.
Eles assistiram ao vídeo narrado pela atriz Fernanda Montenegro, que conta a evolução da Língua Portuguesa.
E para encerrar, os jovens conheceram a Praça da Língua, composta por imagens projetadas e áudio, lugar encantador.
P.S. Duas ressalvas, a primeira é a presença da pequena Yasmim, filha da jovem Aline, a Yasmim é praticamente uma criança urbana, está em todas!
A segunda é que nesse dia a jovem Thuany completou mais uma primavera, parabéns garota!
Nenhum comentário:
Postar um comentário