segunda-feira, 20 de junho de 2011

SARAU DA COOPERIFA - A Arte de Cá! Do Nascer ao Por do Sol

“NOITE MÁGICA”

Na noite de quarta feira (15/06) saímos do Grajaú em direção ao jardim Ângela para o Sarau da Cooperifa no bar do Zé Batidão.
A exploração aborda a temática da “arte na periferia” que compõe nossas discussões com os jovens nesta semana. Chegamos ao local meia hora antes do início e pudemos sentar e apreciar o som de um violeiro que tocava musicas conhecidas da MPB, com o bar ainda vazio. Vinte minutos depois o espaço estava lotadíssimo.

O Sarau iniciou com a fala do poeta Sérgio Vaz que depois do grito de guerra salientou “o silêncio é uma prece” comentando da importância do respeito a todos que iriam ler suas poesias. Era possível perceber nos jovens o quanto ficaram impressionados com o Sarau.
Jovens, crianças, idosos, homens e mulheres compunham aquele espaço na “noite mágica” como o próprio Sergio Vaz coloca em seu blog Colecionador de Pedras. Nos estilos do hip-hop ao cordel nordestino recitado por um garoto de 10 anos, naquela noite havia pelo menos 50 pessoas inscritas para recitar poesias próprias e de outros autores.


No encerramento a jovem Thainar Mattos do PJU Comunidade Cidadã, recitou o texto “Favela ô” da jovem Indira G. Ribeiro do Núcleo Imperador do Heliópolis e nos despedimos do Sarau agradecendo a todos pela troca impressionante da “Noite mágica”

Por Magno Duarte


Alguns jovens do período da tarde participaram também da experimentação de dança ministrada pela dançarina Marli Damasceno, conforme registro da Educadora Danila (No Nascer do Sol)

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa! Meu texto chegou aí, que alegria!
Obrigada pelo reconhecimento.

Ps: Sou do Nucleo Lagoa, da Drica. UHAUHAUH beijos.

[i]Indira G Ribeiro[/i]