segunda-feira, 13 de junho de 2011

Agora vamos avaliar! Do Nascer ao Pôr do SOL


PJU tarde...
Relato...

Na saída do encontro público me deparei com uma frase que estava na exposição da “Semana de Artes” dos jovens Urbanos da ONG Vento em Popa. “O educador ajuda a criar asas e voa junto”. Sergio Vaz. Pensei como realmente na condição de educador como somos iguais aos jovens que educamos. Educamos? Às vezes percebo que eles também me educam... Nos divertimos e nos alegramos, também brigamos, mas nos entendemos. Construo asas com eles, e eles me ajudam a voar, vôo longe e eles me acompanham. A nossa troca de experiência é mutua, minhas palavras servem de correção, mas também e diversão. Estamos voando juntos!
Agora deixo aqui o retorno dos jovens da avaliação deste processo que construímos juntos que foi enriquecedor e fortaleceu ainda mais nossas relações.

Elisângela Duarte



Jornal Mural

1 – Você conseguiu compreender o que é um jornal mural?
 “sim, o jornal mural funciona para que possamos falar sobre várias coisas diferentes para todos, os jovens e também s mais velhos, podemos falar sobre lugares legais, cursos e empregos”. (Emiliana)
“Jornal mural na minha opinião, é um jornal onde colocamos nossas opiniões, informações e idéias (Denise)
“É uma forma de comunicação de um local,onde as informações, comunicados, programas e eventos, são expostos em um mural”. (Douglas)
“Compreendi bem, acho que todo mundo entendeu que é um local onde contem informações dos acontecimentos e interesse dos jovens”. (Juliana)
“ O jornal mural é um meio de comunicação com os jovens, um meio de mostrar mais oportunidades, e um meio dos jovens expressaram suas opiniões” (Geisa)

2 – O que você acha que contribuiu para o trabalho das equipes de trabalho durante a montagem do jornal mural? Aponte alguns pontos importantes.

“No meu grupo ouve muita força de vontade. No começo pesamos que não iria sair nada, mas depois vimos que progrediu bastante”. (Jorge)
“A cooperação do grupo e a união foram fundamentais para que tivéssemos o resultado alcançado”. (Denise)
“A contribuição, cada integrante de seu grupo ajudou todos a chegarem no horário. Pontos importantes, os integrantes de outros grupos ajudaram seus colegas que estavam com dificuldades”. (Gisele)

De Avaliação integrada (jornal Mural, Preparação e apresentação Encontro Público)


Preparação para o encontro público

1 - Como você avalia o empenho das equipes de trabalho? E das turmas envolvidas?


 “Eu reparei que houve muito envolvimento entre as turmas”. (Jorge)
 “O empenho das equipes no meu ponto de vista, estava ótimo, todos contribuíram bastante. A turma da manhã e da tarde, muito bem juntas”. (Bruno)
“As turmas da manhã e da tarde se uniram e se ajudaram, apesar de no começo tido algumas rivalidades, depois todo mundo acabou se entendo (Geisa)

2 – Você se identificou com alguma linguagem artística ou multimídia que tenha participado Duran te as produções para o encontro público? Comente


“Eu me identifiquei com o teatro e com a fotografia”. (Andressa)
“Há, eu me identifiquei com a edição de vídeo, multimídia; mas eu não exerci este papel pelo fato de não saber agir nesta área, mas eu escolhi esta oficina de multimídia”. (David)
“Eu participei do registro, mas acho figurino e maquiagem também interessantes, musica”. (Denise)
“Fotografia, uma coisa que eu gosto bastante”. (Tainar)
“Com a multimídia, é bem interessante, som e vídeo”. (Juliana)

Encontro público

1 – Quais as suas impressões e sensações durante a apresentação do seu grupo no encontro público? Atingiu as suas expectativas?


“Senti um friozinho na barriga quando fui entrar no palco”. (Andressa)
“Sim atingiu, pois pensei que não iria conseguir, mas eu gostei muito da sensação de ansiedade e o prazer de fazer direito”. (Emiliana)
“Eu tive uma sensação muito boa, porque eu nem tava acreditando que seria muito legal”. (Mike)
“Minhas sensações foram de nervosismo e ansiedade, apesar de não participar ativamente na apresentação”. (Denise)
“Fiquei impressionada com o potencial de todos que participaram das apresentações, foi uma sensação muito agradável de felicidade. Foi além do que eu pensava”. (Tainar)
“ Fiquei impressionado com a nossa capacidade de apresentar algo tão legal, tive boas sensações”.(Bruno)


2 – Quais os aspectos positivos e negativos que você avalia durante o encontro público.

Positivo:
“Resultado, resposta da platéia” (David)
“O espaço, as apresentações”. (Bruno)
“A platéia interagiu com a apresentação. (Gisele)

Negativo:
“O barulho, e o começo da briga na apresentação da outra ONG”. (Paulo Souza)
“A falta de educação da platéia com algumas apresentações”. (Gisele)

PJU Manhã...


Pensando em todo processo de construção do jornal mural, preparação e apresentação para o encontro público, realizamos uma avaliação com as duas turmas do PJU.
Na manhã de quarta-feira a turma estava bem mais tranqüila e feliz com o bom resultado de suas produções.
De um modo geral eles curtiram muito o trabalho em conjunto com a turma da tarde, o que dificultou um pouco o processo na visão deles foi o fato de terem que vir à tarde por alguns dias, já que a maior parte dos jovens do PJU tarde estuda de manhã, daí quando temos que fazer o encontro com as duas turmas, o jeito é nos reunirmos à tarde, fora isso, eles avaliaram positivamente o processo de construção do jornal mural e preparação para o encontro público.


O que foi bom no encontro público...
Não estouramos o tempo estabelecido para cada ONG.
Interagimos com outros jovens.
Voltamos a tempo de ir à escola.
Estávamos animados.
Ninguém travou na apresentação.

O que não foi legal...
Faltou respeito por parte de alguns jovens.
Não deu para ouvir algumas apresentações.

Pode ser melhor se...
Chegarmos antes no local para ensaiar, quando tiver alguma apresentação.
Ter mais tempo para se preparar.

Nenhum comentário: