sexta-feira, 27 de maio de 2011

Pensando, criando e construindo o Jornal Mural Urbano


Depois de toda curtição no Clube, retomamos as atividades, no dia seguinte reunimos as duas turmas do PJU para que juntos, pudéssemos Criar o jornal Mural.  Mas antes de iniciar a divisão de tarefas, fizemos uma avaliação da exploração a revista Viração, por que lá os jovens tiveram embasamento para construção do mural

Na revista viração... O educador foi bem comunicativo; o ambiente é jovem e agradável; Aprendemos técnicas de jornal; Conhecemos um espaço onde faz a revista; o filme que foi apresentado mostra bem a realidade das escolas.

Neste sentido, realizamos uma dinâmica com os jovens chama “telefone sem fio”. A dinâmica tinha como proposta dividir dois grupos que deveriam transmitir duas frases – sobre comunicação- um por um, e a ultima pessoa de cada fileira, deveria publicar as frases corretamente.

De PJU Manhã e Tarde... Inicio da construção do Jornal Mural


No começo os jovens distorceram as frases, isso serviu como estratégia para discutir como a televisão que também é um meio de comunicação distorce as informações. Após esta reflexão, soltamos mais uma frase que no final saiu correta (A comunicação é um direito de todos , Todos têm o direito à informação)

De PJU Manhã e Tarde... Inicio da construção do Jornal Mural

Neste dia falamos da construção do jornal mural e que precisaríamos da contribuição de todos para este processo. Os jovens foram divididos por equipes de trabalho (Montagem, matérias, registro, intervenção (stencil), divulgação e design) Nos grupos formados, os jovens discutiram o nome do jornal, as  seções e os títulos que poderiam existir nele.

Propostas de seções e titulos sugeridas pelos grupos:

Essa vaga é Sua! (trabalho e dicas de emprego); Vamos juntos! (guia de espaços urbanos e culturais gratuitos); O que rola na comunidade? (Atividades que acontecem no distrito); Charges e tirinhas (que trabalhem a reflexão critica sobre o cotidiano); De olho no PJU (fotos de atividades do programa Jovens urbanos); Fala Jovem (espaço aberto ao aluno); Eu sou assim (Questões como preconceito, racismo, gênero...); Saúde (sexualidade, drogas...)

E os nomes sugeridos?

Opa Juventude - Entre jovens - E ae Suave - Alô jovem - jovem atento - Oh juventude – Impacto - Tudo com equilíbrio

Os nomes ainda não foram votados, por enquanto o nosso jornal mural será URBANO! O tempo está tão corrido que ainda não encontramos tempo para abrir uma votação.  Já no espaço da E.E Mária Juvenal Homem de Mello, as equipes de trabalho, aquelas mencionadas anteriormente (montagem...registro...Intervenção) colocaram a mão na massa, e estavam empenhadas, no começo ainda meio confusos, mas conseguimos nos organizar. Alguns jovens até se reuniram em horários que não são das suas turmas, tudo para garantir que o objetivo fosse alcançado, a construção do nosso Jornal.

De Construindo o Jornal Mural - Escola Maria Juvenal Homem de Mello
De Construindo o Jornal Mural - Escola Maria Juvenal Homem de Mello

Muitas equipes de trabalhos, alguns até se perdiam aos nossos olhos. Trabalhar com as turmas não é tarefa fácil. Detalhes mínimos como o lanche, as vezes passa por despercebido, mas não deixa de faltar, é claro.
Foi tal de corta papel aqui, revisa texto da matéria ali, escolher fotos para produzir o vídeo deste processo, cortar filipetas para divulgação de sala em sala, colar cortiça no painel. Trabalho era o que não faltava, pra ninguém!

De Construindo o Jornal Mural - Escola Maria Juvenal Homem de Mello


O Educador Jonato do PJU Vento em Popa, também contribuiu com a concepção do nosso jornal. Ele desenvolveu uma oficina de técnicas de Stencil, para que os jovens pudessem intervir no espaço escolar com algumas frases provocativas.

De Construindo o Jornal Mural - Escola Maria Juvenal Homem de Mello
De Construindo o Jornal Mural - Escola Maria Juvenal Homem de Mello
E com esforço e dedicação de cada um, o Jornal Mural dos Jovens Urbanos ficou pronto! Claro que ainda faltam alguns ajustes, afinal, só depois de pronto mesmo pra gente avaliar e perceber o que pode melhorar.
Trechos dos registros dos jovens durante o processo de construção do mural:

“Esta quinta feira foi interessante para o pessoal da montagem, eles pareciam muito animados com a montagem do jornal mural. O clima entre eles estava muito divertido e contagiante, brincalhões, mas produtivos, tanto é que teve até colaboração de alguns integrantes de outros grupos para ajudá-los”... (Vinicius Vargas, 17 anos)

             
De Finalização do Jornal Mural
“Cinco grupos foram para a Lan house, onde cada grupo teve que pesquisar um assunto diferente, todos estavam se ajudando muito, eu gostei da colaboração de todos, porque eu pensei que, primeiro como estariam na internet, eles ficariam no Orkut, MSN...mas isso não ocorreu e o trabalho ficou pronto rápido. Claro, teve aqueles imprevistos de um computador que não queria salvar um arquivo, mas no final salvou”...(Paulo Henrique Souza, 18 anos)

            
De Finalização do Jornal Mural
“Fomos à biblioteca... Nos separamos em grupos e cada um ficou com uma função... Algumas pessoas do grupo da matéria foram imprimir panfletos e filipetas, o outro grupo ficou decorando o fundo do jornal mural...E o grupo do registro, registrou tudo o que ocorria, filmando, escrevendo e fotografando”... (Lucineide Martins, 17 anos)

          
De Finalização do Jornal Mural
“O pessoal que ficou incumbido com o design do nosso jornal mural, estavam muito animado e pelo que eu pude observar eles se deram muito bem. Enquanto o grupo de intervenção ia fazendo as letras, com a ajuda do grafiteiro Jornato, o grupo do design ilustrava conversava, criava”... (Jennifer Joyce, 16 anos)

         
De Finalização do Jornal Mural
"O grupo da grafitagem estavam bem atento com cada detalhe que o grafiteiro Jonato estava dando...O Jonato deu grandes dicas, por exemplo: como usar um estilete, como fazer e recortar letras, e de como grafitar na parede...Todos os jovens estavam interessados e unidos com muita vontade de apreender”... (Leidiane Reis, 18 anos, Lucineide Martins)

        
De Finalização do Jornal Mural

Nenhum comentário: