Após muito trabalho e entrega dos projetos ao CENPEC, chegou a hora de avaliar o que deu certo, o que deu errado, o que foi bacana e o que foi chato, assim fizemos uma avaliação com todos os jovens sobre as impressões que eles tiveram durante todo o processo de desenvolvimento dos projetos.
As perguntas foram:
1- O processo de formação do PJU contribuiu para a escrita do seu projeto? Explique
2- No processo de escrita em qual etapa o seu grupo sentiu mais dificuldade em escrever o projeto? Explique
3- De que forma você acredita que este processo de escrita contribuirá com os seus estudos e com o mercado de trabalho? Explique?
“Pensar, escrever, pesquisar e colocar as idéias em um projeto no papel, é um exercício da mente, expressar o que pensa, falar, ter idéias e inteligência contribuem para os estudos e com o mercado de trabalho porque a iniciativa mostra do que somos capazes, seja no estudo ou no trabalho”. (Karolina, 17 anos – Projeto: No ritmo do som)
“Senti mais dificuldade em pensar em estratégias para que os alunos se interessassem pelo projeto”. (Flávia, 18 anos – Projeto: Incentivadores da Leitura)
“O que dificultou mais, foi a metodologia, porque tinha que explicar detalhadamente o que iríamos realizar.” (Diego – 20 anos –Projeto: Grafitando e Educando)
“Contribuiu em criar e mostrar a vontade de desenvolver uma rádio. O fato de poder vivenciar, mesmo que tenha sido por dois dias, a rotina de uma rádio, nos agregou muito.” (Danilo, 18 anos Projeto: Onda Jovem)
“Contribuiu de várias maneiras, oferecendo explorações, experimentações, encontros públicos, oficinas, ajudando assim a minha escrita.” (Nathalia, 17 anos – Projeto: Nova revista Zong)
“Contribuirá de um modo bastante criativo, que faz usar diversas palavras e formas de escrita que com certeza será bem aproveitado no mercado de trabalho.” (Ketlin, 17 anos – projeto: Retratos – Um Click para educação.
Percebemos que todo este processo trouxe um amadurecimento a cada jovem do PJU. Eles conseguiram compreender o processo, se apropriaram com clareza de suas idéias e se tornaram mais comprometidos com o programa, apesar de estar proximo do fim... Mas vamos aproveitar o que nos resta, pois ainda falta a resposta do CENPEC, e a Banca vem aí!!!!!
Enquanto isso...alguns jovens se empolgaram tanto com a escrita dos projetos que resolveram desenvolver um projeto para o edital da Secretaria Municipal de Cultura, o Arte na rua, o edital é para projetos com foco na linguagem visual.
“Se eu não tivesse passado pelo programa eu não teria conhecimento, e nem iniciativa para desenvolver a idéia para este novo projeto, o arte na rua”.(Felippe Lima, 18 anos)
De Escrevendo o projeto JOVEM! Queimando a CUCA!!!!!!! |
Um comentário:
pessoal da comunidade cidadã,
o trabalho de vocês está bem legal, hein?
gostei muito de ler o resultado da avaliação do período de projetos feita pelos jovens. é realmente muito rico o universo de convivência dos jovens e muito importante conhecer as suas impressões sobre o processo de aprendizagem relacionado ao PJU.
parabéns e continuem sempre com esse gás!
um beijo da ana luiza.
Postar um comentário