terça-feira, 8 de junho de 2010

Debate sobre Meios de Comunicação Social com enfoque na TV

Devido a dificuldade de agendamento de algumas explorações sugeridas pelos jovens no planejamento participativo, surgiu uma circulação nos estúdios da TV Cultura em plena semana de preparação para o Evento de socialização das experimentações. A saída deveria acontecer na semana anterior, porém a Fundação Padre Anchieta só pode agendar para essa semana, em plena sexta feira.

Vamos lá....

Para dar embasamento a exploração, fizemos uma atividade para discutir o papel e a influência da TV na educação e no modo de viver das pessoas, sobretudo da juventude.

Os jovens discutiram as diferenças de uma TV convencional que busca apenas audiência e marketing em contraposição aquelas que buscam trazer conteúdos educativos e culturais.

“Acho que a TV busca atingir o público certo, no horário que da mais audiência” (Adriano, 18)

“É muito difícil uma emissora se preocupar com o conteúdo que vai passar... eles passam o que as pessoas querem ver, o que trás mais lucro isso é que importa pra eles” (Flávia, 18)

“Alguns programas da TV cultura são chatos, parece que eles não se preocupam se vão gostar ou não. Acho que eles não pensam em ganhar dinheiro”. (Anderson, 17)



O debate se estendeu com muitas questões, desacordos e problemáticas, no entanto chegamos a conclusão que o foco de algumas emissoras pode se diferente, no entanto a tendência é que elas busquem a audiência a todo custo.

Depois disso os jovens citaram programas da TV cultura que conheciam e que gostavam. Utilizamos dois documentários produzidos pela TV cultura (Links) como ferramenta para enfatizar seu papel como uma TV diferenciada. Depois dos filmes, os jovens elaboraram perguntas para fazerem no dia da visita monitorada

Nenhum comentário: