Avaliamos o período formativo “A cidade em nós” revendo os objetivos propostos e quais deles conseguimos alcançar. Utilizando projetor e telão, apresentamos aos jovens o período “Nós na cidade” explicando que este será o ultimo momento formativo do programa no qual daremos mais enfoque aos projetos jovens, explicando o que se pretende com esse módulo e quais os pontos fortes e limitações que teríamos para caminhar. Os jovens apontaram algumas dificuldades que tiveram para entender o módulo anterior e o que mais gostaram. Alguns apontaram que o período foi bom, por termos tido muitas atividades de exploração e, sobretudo, por terem pautado e participado do planejamento da maioria das ações que aconteceram. Discutimos um pouco em relação ao que não aconteceu, os motivos e se valeria a pena inserirmos no próximo período. A partir das datas já estabelecidas para algumas atividades, construímos um planejamento com os jovens tendo em vista os caminhos deste novo módulo.
Para começar a nova etapa, iniciamos uma conversa sobre o MAPA dos P’S. Explicamos que devemos diagnosticar através de um mapa os personagens, as potências e as problemáticas do local onde queremos atuar.
Utilizamos o filme “Uma onda no ar” (Brasil, Gênero: Drama, Classificação etária: 14 anos, Tempo de Duração: 92 minutos, Ano de Lançamento: 2002, Site Oficial: http://www.umaondanoar.com.br, Quimera Produções, Direção: Helvécio Ratton) para fomentar a discussão sobre projetos surgidos de idéias jovens e o quanto uma idéia pode transformar uma comunidade. Posteriormente os jovens socializaram as impressões do filme, a partir daí discutiram em subgrupos as idéias sobre o MAPA dos P’s – quais potências, personagens e problemáticas estão presente no filme? Depois da socialização começamos a elaboração do roteiro para o MAPA. Decidimos trabalhar o MAPA dos P’s preferencialmente nas escolas do Grajaú onde os jovens estudam, para dar mais foco as ações e buscar realizar intervenções num espaço onde têm grande concentração de jovens e de relações. Aproveitamos para construir um painel com as primeiras definições de linhas de projetos que os jovens pensam em realizar.
Nesta mesma semana, tivemos a visita da Ana Luiza e Maria Brant do CENPEC para aplicação dos questionários de avaliação das experimentações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário