terça-feira, 8 de junho de 2010

04/05 – Atividade sobre Saúde e sexualidade com o doutor Benito – CEU navegantes

Falando ainda do Planejamento participativo jovem, realizamos uma atividade sobre Sexualidade com o Doutor Benito, um medico que trabalha com adolescentes em Parelheiros. A atividade ocorreu no CEU Navegantes no dia 04 de Maio. A princípio os jovens questionaram se a atividade se embasaria apenas em palestras, nem mesmo nós educadores sabíamos explicar ao certo como seria. O Medico nos explicou apenas que necessitaria de um palco e luzes, pois utilizaria a técnica de Blecaute e que seria bem dinâmica.
O Doutor utilizou de técnicas nunca antes vista (pelo menos para nos educadores) em atividades sobre sexualidade com os jovens. Uma mistura de luzes e sons e atuação em palco na qual a todo o momento o médico colocava os jovens como foco principal, trabalhando a expressão corporal e os sentidos. Por fim numa grande roda, todos bem integrados e a vontade, realizamos um bate papo sobre namoro, partindo de uma brincadeira da receita do namoro. O que colocar, e o que não colocar na receita?

De Atividade sobre sexualidade com Doutor Benito - Planejamento Participativo

Os jovens se interagiram, aprenderam e se divertiram ao mesmo tempo!

Acreditamos que foi uma experiência que nos mostrou novas formas e maneiras de trabalhar com o público jovem, a metodologia utilizada pelo doutor atraiu até o mesmo os mais tímidos da turma, todos participaram! Alguns jovens apontaram esta atividade como a melhor até o momento dentro do PJU.

“Na experimentação que tivemos ontem, saímos no intuito de que íamos para uma palestra, no entanto chegando lá fomos surpreendidos com uma atividade trabalhando nossas emoções, nossa sensibilidade, nosso convívio em grupo, nossas inteligência entendo mais a opinião dos outros jovens, esquecendo o real motivo na qual fomos assistir, uma palestra sobre sexologia... Embora não tenhamos assistido a uma palestra, as dinâmicas foram muito boas, fizeram nós se respeitar, trabalhar e fortalecer a união do nosso grupo no dia a dia, descobrindo até novos talentos. Terminando com mais uma experimentação que valeu a pena.”

Nathália Rodrigues – 17 anos

Nenhum comentário: