terça-feira, 2 de dezembro de 2008

VISITA AO MORRO DA MACUMBA

Salve Galera..
A nossa exploração ao Morro da Macumba lá no Parque residêncial Cocaia foi muito bacana...



Fomos recebidos pela Paula que nos falou um pouco sobre a intervenção feita pelo projeto MORRO DA MACUMBA em parceria com o Imargem em uma rua do bairro. Primeiramente vimos uma arvore que foi toda concebida com materiais recicláveis e PET e em seguida apreciamos os paineis que contam todo o historico da formacao do bairro e das lutas do povo para conseguir politicas publicas para regiao.. Os jovens ficaram impressionados com a forma das pinturas sobretudo nos relevos e no aproveitamento do cen[ario das pequenas casas da rua para dar forma aos paineis.





Participamos de uma intervencao do grupo Imargem em conjunto com o projeto RUAS no Cantinho do Ceu. O Tim e o Jonato ensinaram para galera uma tecnica de grafitti e o melhor.... Deixaram a galera utilizar o spray e deixarem a marca do PJU no Cantinho do Ceu..

Os jovens curtiram muito, todos se envolveram e nao tinham mais vontade de irem embora..

Esse dia realmente foi especial para o PJU Comunidade Cidada

ABRAOS E VAMOS POSTARRR!!!




VISITA AO MORRO DA MACUMBA - TURMA DA MANHÃ

Nós da manhã também visitamos o morro da macumba... Foi uma experiência bem legal, pois maioria do grupo conhece de nome o pq residencial cocaia, mas indo lá nós conhecemos a história do bairro, como era tudo desde o começo.
A Paula foi quem nos explicou tudo direitinho sobre cada imagem, depoimento dado pelos antigos moradores, quem foram os idealizadores e como tudo aconteceu. Também nos disse de um projeto que eles estão terminando, que é um livro com todas as imagens que estão grafitadas nos muros e sua explicação.
Mas uma dúvida que todos tinham era: Por que "Morro da Macumba"???
Logo a Paula e a Magna nos explicaram: o lugar se chama Morro da Macumba porque antigamente, quando o bairro não era ainda urbanizado ("só tinha mato" como disse dona Ilda, antiga moradora do bairro), haviam muitas encruzilhadas, e era onde as pessoas deixavam trabalhos de macumba. Aproveitando para terminar a história, os moradores dessa época, sofriam bastante para conseguir água (pois não tinha água encanada), eles tinham que ir buscá-la em outro bairro; para conseguir transporte público tiveram que fazer vários protestos até que conseguiram que o transporte público funcionasse durante o dia...
A história do Cocaia é muito interessante... muitas pessoas frequentam e não sabem como tudo aconteceu...

Mas os jovens adoraram, ficaram anciosos para ir e não se arrependeram!!!
Comentem!!! Alguém conhece o morro da macumba ou tem vontade de conhecer???

Um comentário:

juliana disse...

Nesee dia foi mto lega a visita foi super 10, mas o q eu mais gostei foi a parte dos grafites, foi mto legal fazer os desenhos la ,uma experiêcia super bacana.
até pessoal juliana da turma da tarde