quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Experimentação Relâmpago - Maria Antônia























Hoje fomos realizar nossa primeira experimentação relâmpago. Nosso destino: Centro Universitário Maria Antônia. Saímos cedo e bem acompanhados! Os jovens da Vento em Popa "racharam" o busão com a gente, já que nossa querida Renata - nova coordenadora da VEP - não pode estar conosco. Logo no início a indagação era geral "Vamos para o Maria o que?", pedi para que estas e outras questões fossem anotadas, pois lá tudo seria respondido "ao vivo!"

Chegando lá, fomos ao tradicional Bar do Zé tomar nosso café da manhã (ponto de encontro importante dos Universitários na época da ditadura, e que se mantém domesmo jeito até hoje...só que para encontros bem menos politizados).

Na saída, encontramos no caminho o Ademir e toda a galera do Projeto Anchieta... a turma começava a ficar grande...

No retorno ao Maria Antônia, fomos acolhidos pela Mônica que já começou esclarecendo as dúvidas dos jovens sobre o lugar, enquanto aguardávamos o pessoal da Monte Verde.

Depois das preliminares, fomos até a sala 100. Lá a Mônica começou a nos apresentar o resultado das atividades realizadas na edição anterior. Com chegada da Inês e do trio da Monte Verde, o time ficou completo!

Começamos as apresentações, não só pessoais... mas, principalmente, das expectativas com relação a Arte. E os jovens colocaram "na lata" suas impressões:

"Não gosto desse negócio de arte não!"

"Eu não consigo entender nada!"

"Essas pinturas, esculturas, maquetes ... num vira não!"

Daí coube ao talento da Mônica, que criou um clima para desmistificar esta "impressão negativa" sobre a arte.

"Quem de vocês gosta de música?", indagou ela - e a maioria respondeu positivamente.
"Quem gosta de Grafite?" e a maioria novamente deu seu ok...

"Isto também é arte! Vocês tb apreciam arte!"

E assim foi desenvolvendo um diálogo com os jovens,trazendo a arte para o cotidiano, que eles passaram a observar, e intervir, nas explicações de outra maneira.

No final fomos convidados a visitar uma exposição de quadros do pintor Alfredo Volpi e do artista Amilcar de Castro, minitorados por quem entende do assunto. Quem quiser saber mais...já que fotos da exposição são proibidas...

http://diversao.uol.com.br/ultnot/2008/10/15/ult4326u1144.jhtm

http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u615.jhtm

http://educacao.uol.com.br/artes/amilcar-castro.jhtm

http://diversao.uol.com.br/album/alfredo_volpi_20_anos_album.jhtm



Numa avaliação geral, houve boa aceitação por parte do grupo - que vai comentar melhor aqui no Blog - mas ainda há muito para se avançar nas discussões no campo da Arte. Até a próxima!

Flavio Munhoz - direto da exploração relâmpago!


Nenhum comentário: