sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Relações de Gênero

Falar sobre gênero é tratar das relações sociais desiguais de poder entre homens e mulheres que resulta em uma construção do papel da mulher e do homem dentro da sociedade.
De Encontro sobre Sexualidade
Desde bebês somos criados e preparados para desempenhar papéis “cabíveis” que estão condicionados ao órgão sexual que temos.
Com isso, os homens são criados como seres livres, onde tudo é permitido ou justificável simplesmente pelo fato de serem homens.
“Ah, ele é assim violento porque é homem!”
“Ele pode sair com várias porque é homem!”
Por outro lado, nós mulheres estamos cada vez mais sendo criadas prisioneiras das nossas próprias vontades, onde todas as ações devem ser pensadas para não ficarmos “mal faladas”, afinal de contas, somos mulheres e “temos que zelar por isso!” Temos???
Essa semana abordamos no PJU algumas idéias que rodeiam quando o assunto são as relações de gênero, e antes de qualquer conversa, perguntamos aos jovens o que vem a cabeça quando perguntamos o que são coisas de homens e mulheres.
Mulheres:
Cuidar dos filhos, da casa, mulher é chorona, é mais delicada, é mais vaidosa, tem que saber se comportar...
Homens:
Ser responsável pelo sustento da casa, tem que ser forte (fisicamente e emocionalmente), não pode chorar (porque isso demonstra fraqueza), virilidade, é mais grosseiro, mal educado...

Posso até me arriscar em dizer que essas idéias não são isoladas e que fazem mesmo parte do pensamento da maioria das pessoas.
E foi a partir das respostas deles é que demos início à toda conversa, que se enveredou por outros temas como violência de gênero, sexualidade, homossexualidade, homofobia...
Assistimos ao filme Menina de Ouro, que conta a história de Maggie, uma jovem com o talento para o boxe, mas que encontra grandes dificuldades para treinar simplesmente pelo fato de ser mulher.
 E para engrossar o caldo e as discussões, os jovens fizeram um sócio-drama, a partir de situações criadas por eles em que pessoas tenham sofrido algum tipo de violência de gênero, bom, a proposta era fazer um sócio-drama, mas no final das contas saiu quase que uma tragicomédia, mesmo assim, os jovens conseguiram dentro desta experiência, vivenciar os diversos papéis desde o agressor à vítima e refletirem sobre os comportamentos, causas e conseqüências do ato violento que na maioria das vezes são resultados que tem como raiz o preconceito.
De Encontro sobre Sexualidade

De Encontro sobre Sexualidade
O tema é muito denso e não conseguimos alcançar nem metade de tudo que queríamos falar, mas acho que foi um início para diálogos mais abertos e para a desconstrução de tantos tabus que nos cercam e que limitam nossa liberdade.
E vejam algumas das mensagens que nossos jovens quiseram passar através dos stênceis produzidos ao final desses encontros...
"Diga não à homofobia"
"Respeite as mulheres"
"Machismo, não!"
"Tenha respeito, todos temos direito"
"A roupa não define o caráter"
De Encontro sobre Sexualidade

De Encontro sobre Sexualidade

De Encontro sobre Sexualidade
De Encontro sobre Sexualidade
De Encontro sobre Sexualidade

Danila Araujo
Educadora Social

Nenhum comentário: