sábado, 11 de agosto de 2012

Juventude e Participação Política

Os Jovens Urbanos em pleno mês de férias foi até a Câmara Municipal de São Paulo conhecer o vereador Netinho de Paula e apresentar a ele uma carta de reivindicação por uma casa de cultura na Região onde moram, e como isso ocorreu?
Semanas antes discutimos os jovens o sentido de política, o que é política?
A princípio muitas idéias foram lançadas, no entanto um tanto as palavras “Roubo” e corruptos foram unânimes na turma.
Com o auxilio do subsidio Guia dos Direitos sexuais e Reprodutivos da UNICEF exploramos os diferentes sentidos de política, como a política de participação, convivência e outras formas de se relacionar em sociedade. Para elucidar a questão, apresentamos aos jovens algumas políticas de Juventude criadas e implementadas a partir da luta de coletivos jovens, como o VAI e Prouni.
Ao final, os jovens expuseram as novas formas de compreendera o que é política. E com base no que discutimos partimos para prática.
Quais equipamentos públicos existem na região de Cidade Ademar? Quem é responsável por isso?
A partir dos equipamentos que foram elencados, os jovens identificaram que na região onde moram é escasso em equipamentos de cultura e apesar de terem uma praça denominada POLO de CULTURA, não existem atividades para a população, tão pouco para a juventude e  o único CEU que existe na região fica distante de muitos bairros.  Então, decidiram cobrar do poder público UMA CASA DE CULTURA.
E Como cobrar isso, e de quem?
Partimos para compreender quais o três poderes que regem os Pais e suas funções.  E como exercício de pratica cidadã criamos juntos, uma CARTA ao Vereador Netinho de Paula assinada por todos, solicitando uma resposta para a questão. A idéia consistiu em fazer com que os jovens entendessem os papeis dos governantes e como reivindicar pelos seus direitos.


 
Fomos recebidos na Câmara Municipal pelo Vereador Netinho que explicou aos jovens os caminhos para reivindicar por uma casa de cultura, partindo de abaixo assinados e envio do pedido a Subprefeitura da região para posterior chegar no vereador.
Opa!!! O exercício foi nota 10, além dos jovens aprenderem os processos,  conheceram o Vereador e adentraram a Câmara Municipal, local antes nunca visitado por eles. Agora vamos à busca dos assinaturas do abaixo assinado. É isso aí!

De Exploração na Camara Municipal de São Paulo

Elisângela Duarte
Eduadora Social  - PJU


Nenhum comentário: