sexta-feira, 29 de junho de 2012

Meu Bairro, nosso bairro!

Antes de iniciarmos a discussão, falamos da formação da cidade de São Paulo. Como as pessoas que moram nas periferias chegaram nos extremos?
Fizemos uma comparação da Cidade de São Paulo e Rio de Janeiro. Qual a diferença entre as duas?
Os jovens trouxeram muitas questões ligadas a violência. Então partimos para reflexão sobre a violência visual. O que dói os nossos olhos?
Falamos sobre as casas desordenadas, a falta de moradia, saneamento básico, a dificuldade de acesso, a qualidade da educação, saúde...
Assistimos o filme: Um pouco mais um pouco menos (Massagão) e concluímos a nossa reflexão sobre a desigualdade social presente em nossa cidade.
Como proposta, os jovens elaboraram algumas perguntas para entrevistarem pelo menos um morador do bairro, a fim de sabermos o que os moradores pensam do bairro em que moram?



De Cartografia do Meu Bairro
Com isto, os jovens criam histórias que representam a Comunidade.
Finalizamos o tema com a leitura das histórias e da musica (sugestão do jovem Deivid): "A vida é um desafio" (Racionais)

História da Minha Comunidade
Há 50 anos a Vila Clara era totalmente diferente de hoje. Antigamente tinha muito mato, não tinha asfalto, e nem muitas casas. O pouco que tinha era dois comerciantes, parecia uma fazenda do que uma cidade. Na Vila Clara, não tinha asfalto e sempre que chovia as pessoas subiam quase engatinhando.
Conhecemos esta história pelo antigo morador, o senhor Temístocles que mora lá a 35 anos (...) As luzes chegaram pouco a pouco, ele também conta que cada morador  corria a traz da sua energia, e quanto a violência melhorou muito, as pessoas viam a violência de perto, mas hoje ainda há violência, mas não como antes.



De Cartografia do Meu Bairro

Nenhum comentário: