sexta-feira, 23 de março de 2012

Sarau e Mostra Final da 6ª Edição dos Jovens Urbanos

No ultimo dia 17/03, os Jovens da 6ª edição dos Jovens Urbanos da ONG Comunidade Cidadã, organizou o Evento socialização e encerramento dos projetos jovens no clima do Sarau Saravela.
A agitação começou no início da manhã de sábado. Os jovens do Projeto de Fotografia Detalhes, e as jovens do Teatro Cócegas, juntos com seus assessores, abriram as portas da casa de cultura para ensaiarem e organizarem suas produções. A organização seguiu até às 13h, e posteriormente as 16h30 para organização final.
De Sarau _ Saravela
De Sarau _ Saravela Foto: André Bueno
No Hall da casa de cultura, as cadeiras foram postas para o tal Sarau SARAVELA, um dos 7 projetos executados pelos jovens. Foram dois grandes momentos: o primeiro porque foi a realização de um dos projetos (O Saravela) juntamente com a mostra de outros projetos urbanos e o segundo porque aproveitamos o encontro para realizarmos a entrega dos certificados do período de formação dos jovens no PJU.
De Sarau _ Saravela
Alguns projetos foram apresentados em sua totalidade outros parcialmente, por isso, alguns assessores, como o André Bueno, Luiz Bola, Sylvio Ayala, Thiago e Andrea, estiveram presentes para dar suporte aos jovens na organização das produções.
De Sarau _ Saravela
O Sarau rolou bem, tivemos a participação de artistas locais como César Houscoff que apresentou um esquete de teatro “O cravo e a rosa”, o Anderson Bandieri integrante da Cia. Palha de Rede que fez uma performance de dança, Banda Vila do Sossego mandando um forrozinho pra agitar a galera e ainda a presença do Rapper Pirata e do Afavel, que mandaram rimas e improvisações, além das intervenções livres das pessoas que estavam ali curtindo o Sarau.
De Sarau _ Saravela Foto: André Bueno
De Sarau _ Saravela Foto: André Bueno
O grande diferencial foi o caldinho delicioso de feijão que foi preparado pela avó do Marcos (Projeto Saravela) e servido durante todo o evento.
A poesia rolou solta pelos espaços da Casa de Cultura, jovens, assessores, educadores e artistas locais soltaram a voz recitando poesias que estavam no varal ou que trouxeram de casa.
De Sarau _ Saravela
Os jovens dos projetos da Revista Zong e do Guia Cultural, aproveitaram para fazer uma breve apresentação de seus projetos. A ideia era fazer o lançamento das duas publicações nesse dia, mas como não estavam prontos ainda, eles decidiram participar do Sarau lendo alguns dos textos que irá compor tanto a revista quanto o Guia.
De Sarau _ Saravela Foto: André Bueno
O Projeto da rádio Sintonia Jovem, interviu com algumas vinhetas nos intervalos do Sarau. As jovens da fotografia armaram a TENDA de exposições multimídia que ganhou espaço privilegiado na área externa da Casa de Cultura, com luz, fotos e sons. O projeto despertou olhares de curiosidades das pessoas que circulavam pelo calçadão. Tivemos ainda a apresentação de um recorte do documentário do Projeto Visão da Gente, um Olhar que reconhece o Grajaú. A maior parte desses projetos serão finalizados até o final do mês do Março

Ouça a programação que o Projeto  Rádio sintonia Jovem fez para o Saravela
De Sarau _ Saravela Foto: André Bueno
De Sarau _ Saravela Foto: André Bueno
Outra participação muito especial foi a dos Jovens Urbanos do Prainha, bem representados pelas meninas do Grupo Facção Jovem, que ao longo dessa trajetória conseguiram estabelecer um laço bem bacana de amizade com o pessoal de cá!
De Sarau _ Saravela Foto: André Bueno
Para finalizar as intervenções artísticas, tivemos a apresentação das meninas do Projeto de Teatro Cócegas que cantaram e dançaram a música de abertura da Peça teatral “O pote vazio” finalizando com uma grande roda de ciranda, onde todos foram convidados a participar.

De Sarau _ Saravela Foto: André Bueno

A jovem Thalita do projeto de Teatro não conseguiu dizer mais nada além de “estou muito emocionada” em meio às lágrimas sinceras de quem reconhece o valor que se tem em realizar algo, e precisa dizer mais alguma coisa?
Encerramos a noite com a entrega dos certificados dos jovens, entre sorrisos e mais lágrimas, o coordenador Magno anunciava o nome dos jovens enquanto as educadoras, Danila e Elisângela (Zana) entregavam aos jovens das suas respectivas turmas.

De Sarau _ Saravela foto: André Bueno
Terminamos aqui mais uma edição do PJU na região do Grajaú, neste blog ficam os registros de caminhadas de duas turmas que compartilharam conhecimentos, ampliaram juntas os seus repertórios e seguem rumo aos desafios de novas experiencias e aprendizados. É isso aí gente, esperamos que todo o esforço depositado gere frutos que cresçam e permaneçam.
De Sarau _ Saravela Foto: André Bueno
Grande abraço a todos!!!

Nenhum comentário: