quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Projetos Jovens 6ª edição 2012

Olá amigos e amigas urbanas.


Estamos retomando os posts no nosso blog com muitas novidades sobre os 7 projetos que os jovens da Comunidade Cidadã estão implementando. No fim do ano de 2011 todas as propostas passaram por uma banca avaliadora e foram aprovados, podendo agora dar os primeiros passos.

Os passos terão que ser largos por que o tempo para desenvolver é muito curto.

Desejamos bom trabalho a todos os grupos do PJU que estão na fase de implementação em todas as ONGs do Grajaú, Heliópolis, Lajeado e São Miguel.



Segue abaixo um pouco do caminho que os grupos de projetos realizaram até agora:



PROJETO DETALHES: Fotografar revela a comunidade

O projeto realizou algumas reuniões de planejamento com o assessor para organizar as primeiras ações do projeto.
Foi realizado inscrição de jovens estudantes da Escola Maria Juvenal Homem de Mello para participarem do Work Shop sobre fotografia e uma circulação fotográfica que ocorreu no dia 14/02 no entorno da escola e na feira do bairro parque América. Os estudantes levaram máquinas compactas e celulares e o assessor levou algumas câmeras profissionais e ensinou ao grupo como manusear.

De Projeto Detalhes - Fotografar Revela a Comunidade

Atualmente o grupo está em fase de seleção e edição de imagens para a criação de um lambe, que será fixado na escola.

VISÃO DA GENTE : um olhar que reconhece o Grajaú

Nos primeiros encontros do grupo foi realizado um bate papo para planejar a ação do grupo e uma conversa sobre os tipos de documentários já produzidos no Grajaú, o assessor passou trechos de: “Grajaú, onde são Paulo começa” do cineasta João Cláudio e “Grajaú, um desenho de cultura” do coletivo NCA .
De Implementando os Projetos Jovens

Depois disso o grupo realizou junto com a educadora uma prospecção de grupos culturais do Grajaú que pudessem ceder entrevistas para compor o documentário, foram eles: Cia de dança Palha de Rede, Banda de forró pé de serra Vila do Sossego, Cia de teatro Identidade Oculta, Grupo Arte Rima de Musica e Agentes Marginais de intervenção urbana. A partir desse mapeamento, com contatos, autorizações e equipamentos organizados o grupo iniciou o processo de gravações.



Revista ZONG


Nos primeiros encontros os assessores apresentaram variados tipos de publicações em formatos, tamanhos, cores e ilustrações diferentes, como possibilidades o novo formato que a Zong terá, já que os jovens haviam manifestado o interesse em dar uma “cara nova” à revista. Além disso realizaram, estudos de diferentes tipos de textos e as possíveis pautas da revista.

O grupo agora está em fase de realização de reportagens e da criação do "boneco" que dará o formato real da revista.


Nenhum comentário: