sexta-feira, 29 de julho de 2011

Explorando o Museu Afro Brasil 13/07



Manhã maravilhosa de sol. 

De Exploração ao Museu Afro

Os jovens urbanos chegaram no Museu ansiosos para saberem o que encontrariam lá dentro. Livros, quadros, velharias? O quê?
Infelizmente, o Museu Afro Brasil não permite que sejam tiradas fotos de dentro do espaço, mas isso não desanimou o grupo que estava curioso por saber que história contaria esse museu.
A arte educadora que acompanhou o grupo no primeiro momento, contou um pouco sobre a história dos Hereros, uma tribo africana da região de Angola.
Os jovens interagiram fazendo perguntas, e vendo as semelhanças e diferenças entre os Hereros, seus costumes, cabelos, tonalidade de pele, adereços...
Após essa circulação pelas fotografias feitas por Sérgio Guerra, os jovens foram conhecer as festividades, lá observaram algumas manifestações e danças que vieram da cultura africana e que hoje muito conhecidas por nós como: samba de roda, a capoeira...
A partir daí os jovens ficaram sobre a monitoria da educadora Danila que acompanhou o grupo em todas as seções do Museu.
Uma das que mais chamou a atenção deles foi uma sala que tem a réplica do navio negreiro, contando através de imagens a cruel história da chegada dos escravos no nosso país.
Os jovens gostaram muito dessa exploração, pois nenhum deles conhecia o Museu Afro Brasil e a reflexão maior ficou em cima da força das influências africanas na cultura brasileira.

Dica: A exposição fotográfica de Sérgio Guerra sobre os Hereros ficará no Museu até o dia 14/08, vale a pena conhecer.

Nenhum comentário: