segunda-feira, 20 de junho de 2011

Qual é a nossa arte? No por do Sol

Nesta semana iniciamos a discussão sobre “O que é artes”? Abrimos uma discussão livre sobre o que os jovens entendem sobre a valorização das artes, tanto a arte que está na nossa comunidade, quanto à que está nos grandes museus e espaços culturais.
De Qual é a nossa Arte?

Os jovens citaram o grafite como expressão artistica e polemizaram discutindo se a pichação também pode ser considerada Arte. “É uma forma de protesto” Amanda, 17 anos. Com o auxilio do material do Educativo da 29ª Bienal – “Há sempre um copo de mar para um homem navegar”, voltado para a arte como forma de expressão política, os jovens se reuniram em quatro subgrupos para formarem o Café Cultural, onde em cada mesa havia uma frase provocativa e imagens de diversas formas de expressão artística.
De Qual é a nossa Arte?

De Qual é a nossa Arte?
Em formato de rodízio, os subgrupos discutiram as imagens com relação às frases e numa folha de flipchart sob a mesa, os jovens se expressaram em forma de textos, desenhos e pinturas, e cada subgrupo compunha a folha com a ajuda da explicação dos anfitriões que permaneciam nas mesas.
De Qual é a nossa Arte?

De Qual é a nossa Arte?
De Qual é a nossa Arte?

Percebemos que as expressões dos jovens estavam mais voltadas para uma reflexão sobre a realidade da sociedade, como a miséria e o racismo. No final, todos socializaram seus trabalhos.
De Qual é a nossa Arte?


Nenhum comentário: