sexta-feira, 10 de junho de 2011

Encontro público - CEU Navegantes

Pouco tempo para preparação do encontro público, e pouco tempo para apresentação. Os jovens Urbanos da Comunidade Cidadã, assim como as outras ONG’s, tiveram 20 min para apresentar suas produções.

De Encontro Público- CEU Navegantes
Chegamos em cima da hora, não é fácil chegar no bairro Cantinho do Céu pela Avenida Belmira Marin, mas chegamos. Logo na chegada, os jovens foram distribuídos pelos espaços do teatro do CEU Navegantes. Uns para o camarim, outros para as cochias do palco, e outros foram para técnica, que incluía cuidar do som, colocar o telão, testar musicas e assim vai...Dos 180 jovens presentes, 53 eram da nossa comunidade.
Os jovens estavam tranqüilos, e bem confiantes. Enquanto o grupo da encenação pintava o sete (pintava o rosto) no camarim, os jovens do programa de TV se organizavam no palco. Todas as turmas subiram ao palco para formar a platéia do programa CONEXÃO JOVEM!

De Encontro Público- CEU Navegantes
Em cena...
Os jovens, Anderson, Gisele, Andressa, Emiliana e Thamires, iniciaram a apresentação, encenando “A Vida de uma professora” que trouxe para o palco do CEU o desabafo de uma professora sobre o seu cotidiano escolar, e sua relação com os alunos. A idéia é refletir a atual situação do sistema das escolas públicas e de que forma podemos melhorar esta questão.

Trecho do texto
Com o rosto pintado, a professora entra em cena desanimada puxando uma cadeira. Ao chegar ao meio do palco, pára e senta na cadeira e olha para platéia por 10 segundos.  No tempo em que a professora esta olhando para a platéia, os alunos entram em cena com os rostos pintados, dois pelo lado esquerdo e dois pelo lado direito com um caderno e uma caneta nas mãos, sentam-se na beira do palco e ficam de cabeça baixa escrevendo em um caderno.
Professora - Eu já fui legal porque eles faziam o que queriam, e também já fui chata porque exigia. Eles lá de cima prometem dois mais eu sou uma só pra 40... Passei tanto tempo estudando pra agora me dizerem o que eles devem estudar? Será que eu não posso ter liberdade para complementar o que eu quero transformar?
Todos os alunos – Transformar?

Uma pequena encenação de 3 min que prendeu a atenção de toda a platéia jovem, mas claro, não podemos deixar de citar que antes de iniciar a peça, tivemos um errinho técnico aqui e outro ali, mas seguimos bem.


De Encontro Público- CEU Navegantes
Em seguida, demos inicio ao programa de TV, Conexão Jovem, que trouxe em suas matérias, ações do Programa jovens Urbanos dentro de um espaço escolar, envolvendo alunos, professores, pais e responsáveis. Uma resposta as questões da professora da encenação anterior

De Encontro Público- CEU Navegantes
Trechos do roteiro:
ABERTURA DO PROGRAMA
Apresentadores: Está no ar... mais um programa.. “CONEXÃO JOVEM”
Bia: Apresentando Anderson (apelido) (aponta para ele)
Anderson: E Bianca Birosca
Bia: Hoje o nosso programa estará recheado de grandes atrações.
Anderson: Teremos o resultado da Cartografia da Escola Ideal .. e para você qual seria a escola ideal?
Bia: E para agitar geral, teremos ainda a presença dos MC’s do PJU que vão cantar suas músicas que foram compostas durante o período de Adesão do PJU da Comunidade Cidadã.
Anderson: Ainda veremos o processo de montagem do Jornal Mural que essa galera fez na Escola Maria Juvenal.
Bia: Também teremos nossa repórter Thuany que vai saber a opinião dos jovens sobre como foi a construção desse jornal.

De Encontro Público- CEU Navegantes
Durante o programa muita animação das turmas, elas estavam juntas, exatamente juntas, “lembramos que todos vestimos a mesma camisa do PJU” Denise Massako Oka, 16 anos. Com placas nas mãos, “Aplausos” e “Mãe estou na TV”, os jovens dinamizaram o fantástico programa de auditório.
Os apresentadores do “Conexão Jovem”  animados e caracterizados, não deixaram de agitar as turmas do Prainha, Vento em Popa e Projeto Anchieta, e esqueceram deles mesmo, mas lembraram depois.
As matérias do programa despertaram a atenção dos urbanos presentes, e a primeira lançada no “De olho no telão” foi a matéria “ Cartografia da escola ideal, produzida pelo jovem Thiago Marques e equipe.Ainda tivemos uma matéria produzida em “fotomontagem”, apresentando o processo de construção do jornal mural da Escola Maria Juvenal Homem de Mello, e entrevistas ao vivo com três jovens do PJU que falaram sobre o que é o jornal e como foi que surgiu a idéia para concepção do mural.

De Encontro Público- CEU Navegantes



A platéia presente vibrou ao o som dos MC’s PJU da turma manha e tarde, Richard, Marcos, Jorge e Paulo Souza, que trouxeram na composição de seus rap’s letras que abordam temas das atividades desenvolvidas durante o período formativo, como dilemas da juventude e histórias de vidas.

De Encontro Público- CEU Navegantes

De Encontro Público- CEU Navegantes
Após as apresentações, os jovens da nossa comunidade foram para o palco prestigiar e aplaudir também as produções dos jovens das outras ONG’s. 

De Encontro Público- CEU Navegantes

Nenhum comentário: