sexta-feira, 27 de maio de 2011

Preparação para o encontro público - Do nascer ao Por do sol

Encontro público chegando… a galera muito animada e a grande pergunta no ar... Como apresentaremos nossas produções?

No decorrer dos últimos meses tivemos algumas produções jovens relacionadas as explorações e discussões em atividades do PJU, entre elas,  revistas, músicas, painéis, porém o destaque das produções foi a pesquisa cartográfica da escola ideal” realizada na escola Maria Juvenal Homem de Mello, como também o Jornal Mural Urbano.

De II Preparação para o encontro público
As atividades foram produzidas integrando as turmas manha e tarde, e para dinamizar as turmas, discutimos como apresentar as produções. Optamos representar as nossas ações através de uma encenação teatral que aborda o cotidiano de uma professora e alunos no ambiente escolar (representando a entrada do PJU na escola) e um programa de auditório de TV, inspirado no programa Manos e Minas da TV Cultura, com matérias relacionadas às produções jovens do processo formativo.
De II Preparação para o encontro público


Apesar do pouco tempo, a turma da tarde conseguiu distribuir bem a tarefas. Alguns jovens ficaram responsáveis por registrar os momentos dos ensaios, outros pela gravação de imagens e edição do vídeo que retrata a pesquisa do PJU no espaço escolar, outros jovens se dedicaram a encenação teatral, mas a principio criaram um texto teatral meio didático, e depois tentamos juntos criar uma apresentação que abordasse a mesma idéia, porém de uma forma mais lúdica, atrasamos um pouco, mas conseguimos ensaiar em um único dia todas as falas e posições dos “atores” no palco, simples a esquete, mas reflexiva.


De II Preparação para o encontro público

 Teve uma galerinha que compôs uma musica durante a formação, porém estava com muita vergonha de cantar, foi um processo longo até que eles se propusessem a pisar no palco e soltar a voz.

Os jovens estão experimentando algumas ferramentas de multimídias e também a linguagem teatral, muita movimentação, e as expectativas são muitas, eles acreditam que farão um bom trabalho, às vezes parecem meio impacientes? ansiosos? preocupados? ou envergonhados? Os educadores também entram no mesmo clima que eles, na espera do resultado.

De II Preparação para o encontro público
Até o encontro público!!!!

Turma da manhã....
Os jovens curtiram muito a idéia de apresentar suas produções em forma de programa de TV.

De Preparação para o Encontro Público
Para isso, dividimos as equipes, a galera que já estava trabalhando com o Registro do Jornal Mural, continuou suas atividades para compor o vídeo da fotomontagem que seria apresentando durante o programa "Conexão Jovem" como se fosse uma das matérias do programa.

De Preparação para o Encontro Público
O casal de apresentadores e a repórter do programa juntou-se com um outro grupo de jovens que ficou responsável pela elaboração do roteiro.

De Preparação para o Encontro Público
As meninas que fariam a abertura do programa em um formato bem estilo "Chacrinha" também ficaram reunidas para cuidarem do figurino, música e coreografia.

De Preparação para o Encontro Público
Os câmeras man com o auxílio de outros jovens, foram confeccionar suas câmeras para que tudo ficasse bem legal.

De Preparação para o Encontro Público
No período da trajetória adesão, alguns jovens compuseram uma música que fala sobre os dilemas da juventude, a partir da exploração que foi realizada na Avenida Paulista.
Essa música, que por sinal já está na boca da turma, também entrou como uma das atrações que seriam apresentadas no "Conexão Jovem".


De II Preparação para o encontro público
Os cantores tiveram que procurar uma base musical e ensaiar para sua apresentação.

De II Preparação para o encontro público
Todos conseguiram se envolver bem na composição do programa de TV, os que ficaram de fora das atuações principais, entraram como platéia, e mesmo não tendo muito o que ensaiar, tiveram algumas idéias para encrementar a apresentação, eles produziram produziram cartazes no estilo: "Mãe eu tô na TV"

De II Preparação para o encontro público
Foi muito boa a preparação, a galera envolvida e com grandes expectativas, agora é aguardar o próximo post onde contaremos quais foram os resultados desse Encontro Público.

De II Preparação para o encontro público

Nenhum comentário: