sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Acompanhamento dos projetos III

Retratos – Os jovens e o assessor Andre Bueno retornaram na escola nesta ultima segunda-feira (13) para um bate papo com os alunos sobre as fotos realizadas. A coordenadora da escola nos disponibilizou a sala multimídia para projeção das fotos. O assessor conversou com os jovens sobre a sua experiência como fotografo e da importância de utilizar adequadamente a ferramenta para o uso próprio e também para a valorização do espaço escolar. Durante a projeção, vários comentários... Difícil foi conter a galeria em silencio... Ao final rolou um bate papo entre os jovens sobre as impressões que sentiram durante os cliks.
                         
De Projeto Retratos - Um Click para Educação
“Para mim a fotografia foi uma experiência que eu nunca tinha vivido, foi muito bom porque tinha coisas que não fazia sentido, depois que tirei foto, vi que também faz parte da vida”. (Joilma, 15 anos – 1º B)
Na proxima semana os jovens do projeto farão a seleção das fotos e enquanto isso a galera  da escola continuará os clicks.
Grafitando e educando - As intervenções do projeto já estão agendadas com escolas da comunidade. Agora os jovens aguardam a compra dos materiais e a impressão do lambe para iniciarem na próxima semana as intervenções mos muros. Lá vem tinta...

Revista Zong - Nesta semana o grupo se reuniu com a assessora Vânia para discussão das pautas já previstas. Definiram também as pessoas que irão colaborar com as matérias e os artistas que serão entrevistadas, entre eles o Rodrigo Branco. A assessora finalizou a oficina de cobertura jornalista e relacionou junto aos jovens algumas demandas que deverão ser cumpridas até o próximo encontro. Haja matéria... Hoje o grupo esteve na escola Maria Juvenal para divulgação do projeto e solicitação de contribuição para as pautas. Conseguiram ótimos resultados. Agora é esperar o e-mail bombar de conteúdos. (revistazong@gmail.com)
Incentivadores da Leitura - Os jovens organizaram o espaço da biblioteca modelo nesta semana com o assessor Beto da Cor da Letra. Separaram os livros por gênero e linguagem, foi um trabalho intenso. O Assessor elencou uma serie de demandas para que os jovens pudessem desenvolver durante a semana. Os jovens pensam em acrescentar no cronograma do projeto a ação mediação de leitura, pois após o curso desenvolvido instituto a cor da letra, acreditam terem se identificado com o método de mediação. Hoje os jovens foram na escola Maria Juvenal apresentar a nova proposta de mediação. A coordenadora Wanda aprovou a idéia, porém cedeu o espaço somente para o período da tarde, onde se concentra o público alvo que o projeto pretende atingir, mas para o grupo esse período dificulta a participação de alguns deles. Por isso farão uma nova reunião para repensar a proposta, antes do próximo encontro com o assessor.

Onda Jovem - A visita a rádio Oxente deu o que falar... Os jovens se deslocaram do Grajaú até a Avenida Paulista para conhecer de perto o sistema de locução da rádio. A experiência deu direito aos jovens à gravar um programa ao vivo transmitido para mais mil pessoas.

“A gente vê como funciona, é a pratica. Não é somente o assessor falando.” (Adriano, 20 anos – Onda Jovem)
Na mesma semana na Casa de Cultura os jovens conheceram o software de programação, gravação e edição de áudio de uma rádio. Para o próximo encontro, como demanda, o assessor solicitou aos jovens que produzissem um roteiro de programação para lançar ao vivo diretamente da rádio Oxente.

A cidade da Diversidade - As jovens se encontraram na semana anterior com as assessoras Marli e Cris para desenvolvimento de algumas técnicas teatrais e ritmos de sons. A assessora Cris revisou o texto produzido pelas jovens a fim de qualificar os ensaios, e nesta semana as jovens se encontraram no CEU Vila Rubi no ateliê de teatro para iniciar o ensaio da primeira cena e aprender alguns ritmos com a dançarina Marli. O projeto conta a participação do Jovem Anderson da CIA trivolim que chegou para somar e compor a peça, que, aliás, trouxe uma interação e descontração para o grupo neste ultimo ensaio. As jovens sentaram com a coordenação cultural do CEU Vila Rubi para agendamento dos ensaios técnicos...O Agendão está montado até a apresentação. Vamos aos ensaios!

Percebo que para estes jovens a experiência está sendo muito importante e que marcará a passagem deles pelo PJU. A participação das jovens do projeto "A cidade da Diversidade" no teatro vocacional aos sábados é um indicador que demonstra verdadeiro interesse delas pelo projeto.

Continua...

Um comentário:

Anônimo disse...

parabéns turma... estou gostando de ver os trabalhos caminhando..
Muito sucesso..

Magno Duarte