terça-feira, 20 de julho de 2010

Escrevendo o Projeto Jovem

Para iniciar a escrita dos projetos apresentamos aos jovens o ROTEIRO JOVEM, com todas as perguntas que direcionam a escrita. A principio os jovens acharam que seria fácil escrever, mas durante o processo... Reclama aqui, reclama ali e começaram a perceber as dificuldades, mas não desistiram.
Após pensar, repensar, compartilhar e discutir as idéias, os projetos se formaram, surge então propostas de linguagens: Grafite e Lambe Lambe, Dança, Biblioteca, Fotografia, Rádio e Revista.
Iniciamos a escrita. Para melhor orientar os grupos, nós educadores pensamos em assessorá-los por agendamento, alguns jovens do período da manhã se identificaram com a proposta do período da tarde e vice-versa.
Cada projeto ganhou uma pasta com folhas para que pudessem desenvolver a escrita, e guardar todos os rascunhos. Os jovens demonstravam muito cansaço e preguiça em escrever, mas entenderam que este processo fazia parte do Programa. Procuramos incentivá-los para além da escrita, mas também para entenderem que este momento se tornaria importante na vida de cada um, tanto nos estudos quanto no mercado de trabalho.
A cada pergunta do roteiro respondida, os jovens entendiam melhor o processo de desenvolvimento do projeto. Alguns jovens se destacaram na escrita, o que durante o programa não ficou muito visível, outros entediados e preocupados se o projeto seria aprovado ou não .
Contamos também com colaboração de alguns assessores, André Bueno e Mauro (Imargem), que estiveram presentes em alguns encontros com os jovens para um bate papo sobre suas experiências em enquanto artistas e também para auxiliarem os jovens na questão orçamentária. Percebemos que a troca de idéias entre os jovens e os assessores empolgou e fortaleceu ainda mais a idéia dos grupos.
Após um longo processo de escrita... Modifica... Refaz... E assim vai... Os jovens finalizaram a escrita nomeando cada projeto. Assim surgiu: Retratos – Um click para educação, Grafitando e Educando, No ritmo do Som, Nova revista Zong, Onda Jovem e Incentivadores da Leitura. A gora os jovens aguardam ansiosos o retorno do CENPEC. Vamos aguardar e vê que retorno vai dá!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!





2 comentários:

Helena Faro disse...

Ai que dó de fazer a análise dos orçamentos e os cortes de acordo com nossas possibilidades... Enfim, faz parte do processo. É visível o empenho dos jovens e é muito legal conhecer o trabalho árduo feito anteriormente. Adorei ler esse registro que apresentou etapa por etapa dessa criação toda! Agora é definir assessorias e ver o projeto saltar do papel e virar realidade. Parabéns gente!!!

André Bueno disse...

vamos que vamos gente
Parabéns pelos trabalhos...
a união faz a força
escrevam, acreditem que vai que vai...