terça-feira, 8 de junho de 2010

Explorações nas escolas para MAPA dos P’s

Duas semanas antes de darmos início aos trabalhos de mapeamento, os educadores dialogaram com a direção e coordenação das escolas para conseguir autorização e agendar os dias da “pesquisa”. De um modo geral todas as escolas permitiram a entrada dos jovens: umas mais abertas, outras com algumas restrições, mas todas confiando no trabalho do Programa. Optamos em trabalhar o mapa dos P’S nos horários em que estivessem jovens do ensino médio na escola, pois muitas das questões desenvolvidas no roteiro eram voltadas para os estudantes. Para elaboração dos roteiros, partimos de uma discussão onde os jovens colocaram pontos de vista sobre a escola onde estudam ou estudaram, qual o papel real da escola e por que os alunos não se interessam pelo modelo atual da educação. Com isso, cada grupo elaborou algumas perguntas para as entrevistas na escola.

De Mapeamento - E.E Maria Juvenal Homem de Mello

Alguns grupos foram no período da manhã e outros a noite nas escolas EE Clarice Seiko Ikeda Chagas, EE Maria Juvenal home de Mello e EE Evandro Cavalcanti Lins e Silva. Alguns comentários sobre a exploração podem ser vistos nos vídeos: http://www.youtube.com/user/comunidadepju

De Mapeamento - E.E Clarice Seiko Ikeda


De Mapeamento - E.E Evandro Cavalcante de Lins

Todos os mapas foram socializados e avaliados pelo grupo, buscando analisar quais P’S tinham maior relevância para a elaboração dos projetos jovens, que é a próxima etapa da nossa ação.

De Elaborando o Projeto JOVEM!

ENQUANTO ISSO...

Uma das características mais fortes nesta edição do PJU Comunidade Cidadã é o número de atividades simultâneas que ocorrem semanalmente. Veja só:

Aconteceu...

Confraternização na casa de cultura do grupo que fez a experimentação de fotografia com André Bueno e Branco. Uma festa com direito a bolos, tortas, refrigerantes e música. O grupo avaliou a exposição feita no Pólo Cultural comentando a repercussão na comunidade e também (infelizmente) a falta de respeito com as obras por parte de algumas pessoas da própria casa de cultura. Um encontro muito agradável onde os jovens também expressaram o quanto a experiência ajudou em outras áreas de suas vidas. O grupo combinou também a colação de um Lambe produzido por eles no 7º Encontro NIGGAS de grafitt. A festa se encerrou com os comes e bebes e a animação dessa turma que realizou um belo trabalho.

Aconteceu...

Encontro do Ilanud e PRONASCI: sobre juventude e prevenção da violência, no Hotel Hiuston, centro. As Jovens Tatiara Marcondes e Vanusa Jéssica representaram o PJU, no evento que promoveu a discussão entre jovens e gestores de projetos sociais de diversas localidades, no intuído de buscar formas de atuar contra a violência. Foram realizadas dinâmicas de dramatização, construção de painéis, entre outras atividades. Posteriormente as jovens socializaram as experiências com os jovens da turma.

Nenhum comentário: